Acostumado a ser intimidado com seqüestros, afogamentos e a ser pendurado pelos pés em troca de um bom casamento, Santo Antônio deve ficar aliviado quando a cidade de Barbalha, no sul do Ceará, vale do cariri, se enfeita para homenageá-lo.
"A festa de Santo Antônio de Barbalha é de primeira", já dizia o sanfoneiro Luiz Gonzaga. “É um fuzuê danado pra ver o pau da bandeira”. E no meio desse fuzuê, tem banho de lama, bastante cachaça e muita vontade das moças de arrumar um bom partido. Ritual é o que não falta. A festa, conhecida também como "Pau da Bandeira", acontece no mês de junho com algumas particularidades:
Tudo começa no sábado anterior ao primeiro domingo do mês, quando saem às ruas as mulheres casadoiras com mais de 30 anos, conhecidas como as "solteironas de Barbalha". São elas as principais interessadas no festejo, que tem seu ápice no hasteamento do tronco de até duas toneladas. Missas, apresentações folclóricas e shows profanos preparam o povo para o grande momento da chegada do “pau”, carregado pelos homens num trajeto de cerca de cinco quilômetros.
Então, é a hora das solteironas entrarem em ação. Para espantar a maldição da solteirice, elas avançam rapidamente em direção ao tronco, tocando, e até se esfregando nele. As mais afoitas, ainda assinam o nome na bandeira com a imagem do santo - vale tudo para ter uma ajudinha extra. Há quem prefira evitar a multidão: essas tem a opção de comprar produtos que possuem as propriedades do pau. Na quermesse, as solteironas oficiais faturam – se não um marido, ao menos algum dinheirinho: chá de lasca do pau e terço com pedaços do tronco, são opções. Este último vem com a seguinte oração: “Santo Antônio, meu Santo Antônio, meu amado padroeiro, arranjai-me um bom marido, e eu o louvarei o ano inteiro”. E ainda acompanha indicação: “Reze este terço durante 13 dias e aguarde o milagre!”. Xique !
E observa: “Tudo depende da fé".
Portanto, se você é solteirona e deseja arranjar um casamento, corra porque ainda dá tempo. Os festejos se encerram no dia 13 de junho - dia do santo - com a procissão.
Devotos de Santo Antônio, os carregadores aproveitam o cortejo para se divertir. Além dos carros de bebida, paredões de som animam a população - forró é o ritmo mais tocado. Mas a festa tem um animador oficial: ao microfone, num carro de som, ele incentiva os carregadores o tempo todo.
Quanto as piadas de duplo sentido, o pároco da cidade diz que já se acostumou, e garante que existe muito folclore em meio à festa.
Será ?
.............................
Luiz Gonzaga, o rei do baião, canta:
"A festa de Santo Antônio em Barbalha é de primeira."
(música de Alcymar Monteiro)
Festa tradicionalíssima em homenagem a Santo Antônio.
Barbalha,cidade conservadora se transforma numa festa realmente popular em que o sagrado e profano se interagem.
Folclore e cultura bem peculiar da região do cariri cearense,bem no sopé da serra do Araripe.
Verdadeiro oásis em plena caatinga nordestina.
Povo trabalhador, alegre e devoto do santo casamenteiro e do taumaturgo do nordeste Pe. Cícero.
Viva a festa de Santo Antônio de Barbalha!
62 comentários:
Lindo, Silvana* Parabéns*
*Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade!...
Prá ganhar teu amor fiz mandinga
Fui a ginga de um bom capoeira
Dei rasteira na sua emoção
Com o seu coração fiz zueira...
Fui a beira do rio e você
Com uma ceia com pão
Vinho e flor
Uma luz prá guiar sua estrada
A entrega perfeita do amor
Verdade!...
Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade!
Como negar essa linda emoção
Que tanto bem fez pro meu coração
E a minha paixão adormecida...
Meu amor, meu amor, incendeia
Nossa cama parece uma teia
Teu olhar uma luz que clareia
Meu caminho tal qual, lua cheia...
Eu nem posso pensar te perder
Ai de mim esse amor terminar
Sem você minha felicidade
Morreria de tanto penar
Verdade!...
Zeca Pagodinho
Beijos, querida*********
Te amo
Bom Dia!
Rê
Deve ser uma festa e tanto bem animada!!
Linda a descrição da Festa. Aqui em Portugal festeja-se o Sto. António sobretudo na Capital- Lisboa. A fama de casamenteiro também é geral por aqui temos os famosissimos Casamentos de Sto. António e respectivas festas populares com muita sardinha, vinho e foguetório.
Bom Santo António para si.
Olá Silvana! Foi bom avisar as gentes solteironas !... :))))
Só restam 11 dias ! rsrsrsrs
A frequência das "postagens reduziu muito, minha amiga.
Alguns problemas concerteza.
Beijo
Manifestações populares, Santo casamenteiro, Pau da Bandeira, é tudo de bom mesmo!! Linda postagem, Silvana!! Saudações florestais, uma boa semana, bom dia, beijos no seu coração ;)
Querida, mais uma vez nos presenteando com um belo texto...aprendi um pouquinho mais da riqueza cultural desta cidade...
E Viva Santo Antonio!
Beijos...
Valéria
Oi,Silvana!
Deve de ser mesmo um festão,alegre e animado, como tudo nesse Nordeste querido, danado de bom. O Nordeste é pura arte e cultura, e o povo se esbalda nessses folguedos gostosos. Não conheço Barbalha, nem a festa do pau da bandeira, mas, é como se conhecesse, pois, as características da cultura nordestina são muito semelhantes, e eu sou nordestina, com muito orgulho, ôxente!
Beijos
socorro Melo
Silvana que saudades de você e de seus textos!
Fiquei feliz ao ver esse hoje!
Menina acho essa festa muito interessante. Todos os anos acompanho pela tv, é uma verdadeira manifestação popular. Festa, comidas, crenças, danças, rezas... cultura, muita cultura. Povos, costumes e sonhos, principalmente das solteiras buscando um casamento kkkk
Tô pensando em ir também kkkkk
bjssssss e ótimo texto!
Para nossa sorte o povo brasileiro mantém vivas as tradições de geração em geração, e isso é o nosso maior patrimônio cultural.
Grande abraço!
Adriano Berger
Ui que saudades.
Mais um texto magnífico.
Beijo.
Que loucura!!!
O ser humano acredita em tudo!
Solteirona-pau-casamento (ahahaha)
Beijos de alegria!!!
Nossa, acho que faz um bom tempo que não venho aqui!! Andou sumida!! rsrs
Adorei a história, e me perguntei tem algum santo ou santa para ajudar o homem a encontrar boa esposa?? rsrs
Beijos!
Olá Silvana,
Desconhecia a existência desta festa....adorei conhecer esta história.
Santo António é de facto conhecido por ser casamenteiro e aqui em Portugal realizam-se, todos os anos, vários casamentos de jovens que são ajudados em seu nome.
beijinhos
Apesar de não precisar correr atrás do pau da bandeira fiquei curiosa, com vontade de ver essa festa.
Bela postagem.
bjs
É neste mês de junho que o nordeste e os nordestinos começam a extravassar com as festas juninas. É muito bom ver ouvir e participar de todas elas.
Abraço
Olá, Silvana!
Não conhecia essa história. è muito interessante.
Essa festa deve ser muito procurada a cada ano, né!rsrs
Tenha um bom feriadão!
bjs!!
As arteiras
Saudades que eu estava deste cantinho de ensinamentos sobre a nossa cultura!
Que bom que voltou!
Olá amiga! Mais uma que eu não conhecia e, com certeza, vai aumentar meus conhecimentos.
Bela história/estória. Adorei!
Beijos e fique na paz de DEUS.
Furtado.
"Problemas e doenças são sinais de emergência para que possamos transformar nossas vidas."... DESPERTADORES é o nome do texto e eu diria que é, literalmente, um chacoalhão... vale a pena ler... te espero... bj... **£ú®
Olá Silvana,amei o seu blog é bem diferenciado. Breve voltarei.Bjs.Zen.
Oi, querida
Gostava muto de paricipar de tais festas quando morava no ES... aprecio a cultura brasileira, menina e vc nos brinda com tantos enredos bonitos.
Abraços e tenha um ótimo dia...
Parabéns pelo seu blog Silvana. Muito legal isso de vc resgatar nossa cultura.
E quanto a ser sozinha, nunca estamos sozinhas, minha querida; Deus sempre envia anjos para estar conosco. E esses anjos, muitas vezes chegam na forma de amigos.
Sinta-se bem vinda entre nós, pois só nos trará alegria poder tê-la como amiga.
Que Deus a abençoe.
Olá Silvana, é a primeira vez que visito o seu magnifico blog, gostaria primeiramente de agradecer sua visita em meu blog, Adorei seu comentario e fiquei muito contente por ter se tornado uma seguidora dele. Agora, que blog é esse? Tô arrepiada... Ameeeeeiii!! Virei sua fã. Que postagens lindas, que poesias lindas, que imagens... Nossa! Sem palavras .. Adoro tudo que se refere a natureza, gente, culturas, pena que nuna pude viajar e conhecer ao vivo, mas através de seu blog, parecia que estava em todos aqueles lugares e com toda aquela gente.Simplismente fantástico. Bjinhos, vou te visitar sempre, Bárbara do Aroma Doce.
Já tinha saudades!
Santo Antonio é meu padrinho de baptismo. (tradição de minha família) E, por sinal, tem se portado bem!!!
Obrigada por mostrar seu blog. Estou adorando.
Minha terra Natal Santo Antônio do Amparo MG também o padroeiro é Santo Antônio de Pádua. Temos barraquinhas, foguetes, quadrilha e muitas oraçoes.
Mas a sua é bem gostosa também
com carinho Monica
Gosto muito de seus espaço.
E essa postagem achei o máximo!.
Um abraço,
Sonia
Oi! Silvana, incrível nosso país... Quantas tradições, festas... O Brasil é um manancial de artes e de cultura, que ultrapassam todas as fronteiras. Ouvimos falar de tantos brasileiros que são aclamados no exterior e que levam nossas raizes para os lugares mais remotos.
Parabéns pela matéria!
Abraços!
Pelos vistos Stº António padroeiro de Lisboa Portugal não é só cá que é casamenteiro. Em Portugal existe a tradição das noivas de Stº António.Beijinhos
Encantada com sua pesquisa sobre a nossa Cultura, deixo aqui o meu agradecimento por também estares conosco.
Um terno abraço amazônico
Luiz Gonzaga, o rei do baião canta:
"A festa de Santo Antônio em Barbalha é de primeira." Música do cantor Alcymar Monteiro.
Festa tradicionalíssima em homenagem a Santo Antônio. Barbalha,cidade conservadora se transforma numa festa realmente popular em que o sagrado e profano se interagem. Folclore e cultura bem peculiar da região do cariri cearense,bem no sopé da serra do Araripe.Verdadeiro oásis em plena caatinga nordestina. Povo trabalhador, alegre e devoto do santo casamenteiro e do taumaturgo do nordeste Pe. Cícero.
Viva a festa de Santo Antônio de Barbalha!
Recarregando a bateria de boa energia no seu blog!
Encantada com seu espaço...
Muito criativo e educativo .
Parabéns!!!!
beijos cariocas!
Graças por ter visitado meu blogue que aqui retribuo com carinho.
Boa postagem esta sobre Santo António que, cá por Portugal também existe a 13 de Junho e é conhecido pelo Casamenteiro, nesta data se realizam vários casamentos em honra deste Santo muito popular.
O arraial popular por cá é muito por todo o país onde neste dia predomina a boa Sardinha assada e o pão de milho que é tradicional neste dia.
Espero voltar aqui de novo e sempre que queira visitar meu blogue será sempre bem recebida.
Bjos, bom domingo cheio de alegria.
Coitado do Santo que é tão solicitado. Eu vi essa festa pela TV, aquele bando de homens indo para o mato escolher a maior arvore para cortar e levar para cidade.
Tem algo a ver o tamanho do tronco ser facilitador de realizar os sonhos das solteiras?
Bjs
o vento afaga
o cabelo das velas
que apaga
Bom final de semana,
Boas energias sempre!
Mari
OI, Silvana
deixei um presente pra ti no meu blog.
Abraço
Olá querida Silvana, muito bom, bem ilustrativo, um momento único das festas folclóricas. Parabéns pela qualidade, sempre.
forte abraço
C@urosa
Que festa mais curiosa!
Bjs
Parabéns pelo blog! Só podia ser coisa de torcedor do time da massa... da massa cinzenta! Foooogo!!!
Olá Silvana, preciso do seu email, pode me mandar? Meu email é marcia@canalaberto.com.br
Aguardo
Abraços
Márcia
Querida Silvana, seu blog é um espetáculo, teriam que haver várias Silvanas, para que nossa cultura não se perdesse. Sou uma apaixonada pelas coisas da nossa terra, pela cultura indígena, tão rica e cheia de mistérios, pela cultura dos negros, que embora tenha vindo da África, está fortemente enraizada no Brasil.Sou sua fã de carteirinha...tenha um lindo final de semana...Beijocas
Ao passar uma temporada no balneário de Caldas,que fica acima de Barbalha(na serra)tive oportunidade de assistir esta festança...................Bom relembrar.Saúde e paz.
Olá Silvana,saudades!Saudades de suas visita,saudades desse período lá no meu CE...tanta festa e diversão.Ainda bem que restam as lembranças pra confortar o coração.
Abraços da Itália,Bergilde
Saudades de ti menina, espero que tudo esteja bem por aí, tuas postagens continuam maravilhosas!
beijo
Oi Silvana.
O seu blog é muito mas muito legal mesmo viu.
Tem Selo pra vc na Gueixa.
Olá Silvana!
É sempre um prazer visitar o teu cantinho. Há sempre uma informação das culturas de cada lugar do Brasil.
Felicidades, Silvana!
Cheguei ao seu blog através da amiga ValériaC. Está sendo gratificante para mim. Voltarei com mais calma. Grande abraço e parabéns pelas postagens.
Existem pessoas do bem e do mau!
Mas quando a cultura de um povo é preservada, ainda mais nas cidades do interior do país, elas são mais solidárias e conservadoras e humanas.
Bela matéria postada a sua
MARCIO RJ
Silvana, muito obrigada por sua visita em "meu cantinho". Foi bom saber que você gostou.
Obrigada também por nos presentear com um belo texto, parabéns, adorei seu blog.
Bom final de semana!
Beijos em seu coração.
Acho que essas manifestações populares são carregadas de magia, nos resgata uma pureza tão necessária nos dias de hj onde aaridez das relações se faz tão presente. É um sinal de resist~encia da essência do que é belo.Grande abraço.
Olá, Silvana, estava com saudades desse espaço mágico, maravilhoso. Amo esse banho de cultura. Aqui na minha cidade convivo com o maracatu, o mamulengo, a ciranda etc. Santo Antônio também é festejado assim como vc descreve, vivenciamos as festas juninas com fogueiras acesas, comidas de milho, quadrilha e tudo o mais. É muito legal. Espero sua visita. Bjos!!!!!
Passei para ler e desejar um excelente final de semana,
Boas energias,
Mari
Esquece o mal que porventura te atinge.
Entrega os problemas ao tempo, que tudo resolve.
Trabalha no bem e o bem responderá com a paz na tua consciência.
Boas energias,
bjs
Mari
Adorei este espaço, onde as histórias da tradição popular são tratadas como rainhas.
Beijo
Seguindo link num comentário acabei aqui e pude constatar que o blog continua bem interessante.
Saudações juninas!
=)
Seria bom nunca se perderem as boas tradições!
Bjins
A cultura, a fé, o sagrado e o profano.
Será que Santo António é mesmo o santo casamenteiro?
Belo post, como são todos os que aqui escreve.
Beijinho
Querida Silvana, tenha um lindo final de semana....Beijocas
Uma beleza de texto e pesquisa. Essas coisas tem um força danada por causa do inconsciênte colletivo né?! Puxa,deve ser uma festança deliciosa e muito alegre, gostaria de ver,não pra pedir um casamento,mas pra sentir essa energia. Deve contagiar!
Montão de bjs e abraços
Passando para desejar um belo final de semana abençoado
e agradecer o carinho deixado em minha pagina na minha ausencia...
E pela corrente pelos votos de minha melhora...
Fique com Deus
bjs
Soll
Muito interessante essa história !
Como sempre, você nos apresentando novas belezas brasileiras.
Cheguei a pensar que as solteiras fossem correr atrás dos homens, como fazem na famosa "Corrida da Maria Cebola", lá em Brejo Seco, terra do Ferdinando Buscapé, aquele mocinho das histórias em quadrinhos !!!
Beijo
Ele merece um pouco de festejo para compensar o tanto de maldade que acaba passando devido ao amor...
Fique com Deus, menina Silvana Nunes.
Um abraço.
Postar um comentário