sexta-feira, 5 de julho de 2013

ESCOLA DOMÉSTICA NOSSA SENHORA DO AMPARO EM PETRÓPOLIS\RJ.


Em 22 de janeiro de 1871, inaugura em Petrópolis\RJ a Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo.... Casa Mãe, onde nasceu a Congregação Franciscana Nossa Senhora do Amparo.Desde sua fundação, vem o "Amparo", exercendo sua Função, de acordo com o ideal de seu fundador....as crianças, em regime de semi-internato, são educadas para a vida, recebem formação cristã, Cultural, doméstica e humana. Atualmente, tombada pelo patrimônio histórico.
Segundo ouvi dizer, o terreno onde foi construído a Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, foi doado pelo Imperador Dom Pedro II ao Padre Siqueira (na época um sacerdote bem novo), que tinha um projeto (ousado para época) de abrigar meninas pobres, abandonadas e rejeitadas pelas famílias. Esse padre de tanto perturbar o Imperador com suas ideias, pois dizem que pedia todos os dias, D. Pedro II acabou cedendo e doando o terreno, e as famílias ricas da época ajudaram (financeiramente) a levantar a escola dentro do projeto pensado pelo padre Siqueira. Na época, esse padre tinha uma aliada freira, que eu não me lembro o nome, e os dois trabalharam  juntos na realização dessa ideia, a ponto da  tal freira ficar conhecida como "mamãezinha".Todas as meninas internas eram filhas da guerra,órfãs sem nenhuma família. Existe dentro dessa escola, próximo à  capela, um busto em homenagem ao padre Siqueira com seus restos mortais ali depositados... A Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo é uma escola mágica, segundo relatos de quem estudou lá... lá dentro, as meninas aprendem a bordar,cozinhar,costurar e saem de lá com noções básicas de uma casa, prontas para casar e levar uma vida de  dona de casa.








2 comentários:

Lidia Ferreira disse...

Minha querida sou a Lidia do cor de rosa choque , espero que se lembre
estive fora do ar mas estou voltando com esse novo blog , venha me visitar e participar de um sorteio
bjs

Acelir Nogueira disse...

Bom dia,
meu nome é Acelir Nogueira Filho, sou neto de Agenor Nogueira que outrora nasceu e viveu anos em Juparanã e por essa razão estou em busca de mais informações sobre a origem de minha familia e achei seu blog e fiquei muito confiante do sucesso de minha pesquisa. Sou estudante de História na Universidade Rural e minha monografia é sobre as tradições culturais de Juparanã e com isso terei como buscar informações familiares. Gostaria muito de sua ajuda para que minha busca se torne mais amena e prazerosa com vosso auxilio. A partir de meados de outubro, começarei a buscar com mais profundidade as informações sobre tais questões. Deixo aqui meu e-mail para que em algum momento possa entrar em contato. Um grande abraço e parabens pelo blog.
Meu e-mail é acelirnogueira@hotmail.com