quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EX-VOTO - MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE UM POVO.


Misto de devoção e fé, o ex-voto é uma manifestação da criação artística de um povo que testemunha não apenas a sua religiosidade, como ainda nos fornece elemetos importantes acerca da vida das comunidades.
O ex-voto é a designação erudita, onde podem ser enquadrados nossos milagres e promessas. São oferendas feitas aos santos de particular devoção ou, especialmente, indicados por alguém que obteve uma graça ou milagre implorados, como um testemunho público de gratidão.
Ex-voto - do latim: por força de uma promeça, de um voto- é depositado em local público ou de acesso coletivo - igrejas ou capelas - e apresenta uma série de formas testemunhais para pagamento de promessas ou em agradecimento a uma graça alcançada:
representação iconográfica (pintura ou fotografia) da graça ou milagre obtidos, como ameaça de morte, doenças curadas, perigos evitados, milagres que salvam propriedades de incêndios, secas, enchentes, pragas, dívidas.
O bem recuperado é retratado colocando-se numa legenda a narrativa do milagre, e a identificação do agraciado e do agraciador; representação em forma de escultura retratando normalmente uma doença curada;
inscrições em tábuas, mármores ou outro material "nobre" do testemunho ou gratidão pela graça alcançada;
bens como jóias, dinheiro, objetos preciosos de uso litúrgico e até capelas construídas em agradecimento, como é o caso da Nossa Senhora do Ó, em Sabará, Minas Gerais; elementos simbólicos como velas e flores;
cruzes usadas em peregrinações;
representações de casas, edifícios e chaves de carros, acompanhadas de bilhetes referindo-se a aquisição do bem ou sobrevivência em desastres ou acidentes;
carteiras de cigarros e garrafas de bebidas agradecendo o abandono do vício;
representação de várias espécies de animais narrando a gratidão do proprietário pela cura do animal ou proteção de grave perigo.
Foi uma prática muito recorrente no Brasil colônia e principalmente na região de Minas Gerais.
O hábito de oferecer ex-voto continua vivo para grande número de fiéis nas diversas camadas da população. Com o advento da fotografia e do ex-voto de cera semi-industrializada, desapareceu a preocupação de apresentar uma obra estética.
Com isso, pode ter perdido um pouco em valor artístico, mas não deixou de ter um grande significado como forma de expressão da religiosidade, fé e esperança da cultura de um povo.

Quando estou viajando e visito uma igreja, a primeira coisa que procuro é a sala destinada a ex-voto.
Fico parada olhando e imaginando as diversas histórias que estão por trás de cada peça ali depositada.

E você, já teve alguma graça alcançada ?

18 comentários:

Anabela disse...

Obrigado pelo carinho no meu blog,o teu é muito interessante,ja tive as minhas graças,quando fui ter os meus filhos pedi muito a Nossa Senhora de Fatima,tive dois partos bons,mais da segunda e 2 filhos saudaveis,ja agradeci...,bjs

Estela disse...

Obrigada pela visita e pela oportunidade de conhecer este seu espaço tão maravilhoso. Já sou seguidora.
Eu a convido a visitar os meus outros blogs e deixar sua impressão.
bjs.

Unknown disse...

Oi Silvana !

Vim agradecer tua visita e comentário, e conhecer teu ECO-espaço..ehehehee

Fiquei feliz de ver e sentir teu esforço e luta em favor da natureza e cultura brasileira.
Estás de parabéns, e realmente desejo que consigas a cada tempo alcançar teus objetivos.

Um grande abraço

Bjão, Cauê

E saudações florestais também..hehehe

Leci Irene disse...

Por aqui é comum, à beira das estradas, a existência de uma gruta. Dentro dela a imagem de um santo, dependendo da região, e, nas paredes da gruta, pelo lado de fora, placas com agradecimentos por graças alcançadas...
Já alcancei sim, muitas graças...

Katia Dias disse...

Todos temos nossos milagres... Viver, por si só, já é o testemunho incontestável de uma graça, não é mesmo? E o que dizer do sol, das estrelas, da natureza? Pois é... Somos abençoados todos os dias e mal nos damos conta... Daí ser tão interessante o seu post sobre os ex-votos. Quem já os viu de perto pode entender a profundidade e a força da fé! Fica com Deus!

Katia Dias disse...

Todos temos nossos milagres... Viver, por si só, já é o testemunho incontestável de uma graça, não é mesmo? E o que dizer do sol, das estrelas, da natureza? Pois é... Somos abençoados todos os dias e mal nos damos conta... Daí ser tão interessante o seu post sobre os ex-votos. Quem já os viu de perto pode entender a profundidade e a força da fé! Fica com Deus!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga!

Há muito tempo que nada sabia de si!

Vi-a agora num Blogue amigo.
Está tudo bem?

Volto amanhã para ler o seu texto, hoje os olhos já estão cansados. Tenho que mudar de lentes, urgentemente!

beijinhos

http://naquintadorau.blogspot.com/

jungleworldcitizen disse...

Nasci no dia de São Tomé e tenho muito em comum com o santo... O que significa que tenho muito a trabalhar em questão de fé! :D
Mas agradeço a Deus todos os dias por mais um dia de vida.

Um abraço!

Lu disse...

Inteligência e sensibilidade são qualidades q admiro e qdo esão reunidas numa pessoa como você...é tudo de bom!
Adorei tua visita no meu blog, vc chegou a ver o post q fiz sobre livros infantis???

Mil bjs

Luria Corrêa disse...

Já teve diversas graças alcançadas, GRAÇAS À DEUS . Texto excepcional Silvana, muito lindo o seu trabalho e a sua dedicação à educação, concerteza deve ser uma excelente profissional. Obrigada pelas visitas em meus blogs e pelo carinho, os seus espaços são uns que sempre gostarei de ler.

Bejs :*

comunicadoras disse...

Antes de mais, desculpa a minha ausência. Gosto de conhecer tradições e manifestações culturais de diferentes lugares e o teu blog é excelente para isso. Aqui em Portugal também lhe chamamos a capela dos milagres onde estão todos esses testemunhos de promessas feitas e graças alcançadas. Claro que já recebi muitas graças da Vida e isso eu agradeço sempre à vida. Não costumo pedir nem fazer promessas; sou católica, mas sempre me ensinaram que não se deve fazer promessas; parece chantagem. Hoje prefiro referir-me à vida como a minha entidade; não gosto de colocar Deus no meio dos acontecimentos, pois nesse caso, muitas vezes me zangaria com ele. Prefiro pensar que tudo é fruto das acções do homem e que Deus ou a falta dele está em cada um de nós. Um beijinho e prometo que voltarei com mais frequência
Emília

Touché disse...

É um prazer vir ao teu blog. Não é sempre que posso vir visita-la, embora seu espaço esteja entre os favoritos.Acho maravilhosa a tua idéia de manter viva a cultura brasileira, nossa cultura é o que somos. Como Kátia disse, viver já é uma graça, um presente de Deus.
Parabéns pelo trabalho,beijos

orvalho do ceu disse...

CONVITE VIP
Olá, querida Sil
Passa hoje em meu Blog... dia 01/10... e não teremos hora para acabar a festividade...
Oferecei um coquetel de 7 botões de rosa orvalhada...
Não falte, vai me fazer MUITO feliz e desejo fazer-lhe também.
Abraços fraternais

http://espiritual-idade.blogspot.com/

Graça Pereira disse...

Há tanto tempo que não te visitava...porque nos seguidores, tu desapareceste e tive de voltar blogs atrás para encontrar o teu!
Tenho pena porque aqui, neste espaço aprendo coisas interessantes, algumas que nunca tinha ouvido falar!
Tal como tu, a Casa dos Votos (como se chama aqui) também me desperta muita curiosidade e imagino as vivências que estarão por trás. Por vezes, os retratos vêm acompanhados pelas histórias.
Gostei de te encontrar de novo.
Beijo
Graça

Socorro Melo disse...

Oi, Silvana!

Com certeza sim, mas, realmente nunca deixei nenhum objeto, ícone, foto, nesses santuários.
Conheço alguns desses lugares, de verdadeira peregrinação, e, como você, fico imaginando as histórias e os sentimentos por trás dos objetos.

Ótimo Post.

Beijos
Socorro Melo

fénix renascida disse...

Uma prática de raíz portuguesa, creio eu, pois em Portugal -em especial no norte- existem inúmeras capelas para esse fim, e vêem-se lá fotos, e figuras em cera, seja de corpo integral, seja apenas de um membro (cabeça, mão, perna, etc).
Sei que nada tem a ver com o assunto, mas acho interessante evocares o ex-voto numa altura em que estais prestes a votar (aqui com outro sentido, eu sei) no vosso (ou vossa) próximo representante do país.

Lê, e assina:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3114

fénix renascida disse...

Em questão de santos, eu nasci no dia de S.Jorge, mas também tenho um pouco de S. Tomé (e não temos todos?!)

Daniel Savio disse...

De certa forma, a minha mãe tinha feito promesa de Cosme e Damião pela a minha vida...

Então alcancei tão graça.

Fique com Deus, menina Silvana Nunes.
Um abraço.