segunda-feira, 31 de agosto de 2009

OS MAKONDES E SUAS ESCULTURAS EM PAU PRETO.



Os Makondes são um povo da África oriental que habitam os planaltos do norte de Moçambique e sul da Tanzânia.
Têm como atividades principais, a agricultura e a escultura, sendo apreciados e conhecidos mundialmente pelas suas belas máscaras e esculturas em madeira, que refletem a sua estética e rica cultura.
Os Makondes, em sua grande maioria, mantêm uma religião tradicional embora parte da população seja hoje cristã.Eles são um povo Bantu provavelmente originário de uma zona a sul do lago Niassa – Na fronteira entre Moçambique, Malawi e Tanzania. A hipótese desta origem foi apurada a partir da análise de fontes escritas e orais, e é ainda reforçada por semelhanças culturais com o povo Chewa, que ainda hoje habita uma vasta zona a sul e sudoeste do lago Niassa, no Malawi e na Zâmbia.
Mantiveram-se muito isolados até tarde, pois só no século XX é que os portugueses, que na altura colonizavam Moçambique, conseguiram controlar as zonas por eles habitadas. A isto se deve à sua localização, protegida por zonas ingremes de difícil acesso e por florestas densas. Fato este de os Makondes terem ganho uma imagem de violentos e irrascíveis que também ajudou ao seu isolamento.
Desta forma, conseguiram manter uma forte coesão cultural, que apesar de ter diminuido nos anos que se seguiram à chegada dos portugueses, ainda assim conseguiu resistir em vários aspetos. Também a religião tradicional se manteve dominante, tendo as conversões ao cristianismo começado apenas por volta de 1930.
Falando um pouco de suas esculturas, hoje em dia a maior fonte de renda deste povo,todos os tipos de objetos são feitos com grande sensibilidade estética e demonstram um amor pela beleza;
Os Makondes, assim como muitos outros povos, dão muita importância aos ritos de passagem, sendo os mais importantes os ritos de iniciação masculina e feminina. E ligada aos ritos de iniciação masculina, está a mais importante dança dos Makondes, o Mapico, onde são usadas máscaras com o mesmo nome.
Esta dança é muito importante na vida dos Makondes de Moçambique, havendo uma aura de mistério e segredo rodeando a preparação das máscaras e a dança propriamente dita, sendo, por exemplo, importante que não se saiba a identidade do dançarino.
Para a dança, um jovem mascara-se de homem ou animal, vestindo panos e usando uma máscara Mapico na cabeça. Existem vários passos que o dançarino executa, sempre em sintonia com a música dos tambores, apresentando uma espécie de encenação teatral, que encanta e diverte todos os que assistem.
Depois de um extase de atividade por parte do dançarino, segue-se uma encenação de perseguição e fuga, entre o dançarino e um grupo de aldeões.
O Mapico é o centro das festas tradicionais, em que são realizadas as cerimónias de iniciação.
Depois da chegada dos portugueses às áreas Makondes, muito rapidamente as autoridades coloniais e os missionários, se aperceberam do grande talento e técnica dos artistas, e usaram esse talento para satisfazer os seus interesses, dando origem a esculturas de Cristo, virgens e bustos do ditador Salazar, do poeta Camões, Alexandre Herculano, e de outras individualidades da história portuguesa.
Também surgiram esculturas tipificadas, tais como: o fumador de cachimbo, o caçador, o lavrador, a mulher transportando água, a mulher pilando alimentos, etc.
O interesse por esta produção de esculturas foi tão grande que levou a uma maior organização da produção, com diversificação e criação de novos temas.
Este fenômeno mudou por completo o mundo do escultor Makonde, que passou de camponê a um artista quase a tempo inteiro.
Apesar destas mudanças importantes e do impacto da cultura exterior na sociedade Makonde, a tradição continua a ter muita força e a enquadrar a vida dos artistas, que continuam a cumprir os seus deveres na sociedade tradicional.
Aconteceram grandes alterações econômicas e sociais nas últimas décadas na sociedade Makonde, que no entanto tem conseguido adaptar-se relativamente bem às mudanças e manter um saudável equilibrio.

Saudações Florestais !

7 comentários:

Menina do Rio disse...

Estive lendo varios textos e fiquei maravilhada com a quantidade de informação contida. Muito bom mesmo!

Obrigada pela visita e pelo carinho deixado lá no meu Fotografias.

Deixo-te um sorriso

adrobat disse...

Depois da sua visita a um post meu http://sulafrica.blogspot.com/2008/05/nampula-feira-do-pau-preto.html no meu blog "Pelo leste do sul de África" não podia deixar de passar por aqui!...
Gostei muito! Parabéns!
Para já li este post acerca dos Makondes e, "em diagonal", um pouco dos dois ou três seguintes. Com mais tempo também vou voltar.
Por um mundo melhor, cordiais saudações.

joel faria disse...

Obrigado pelo link no fotolog, está blog muito apaixonado, adorei.

Saudações, joel faria, portugal

Unknown disse...

Adoro tudo sobre historias de Indios ,aqui a gente aprende muito , uma beleza !!

beijos

Unknown disse...

Estou louco para adquirir algumas peças esculpidas em Pau Preto.... alguem sabe como conseguir aqui em São Paulo?

Unknown disse...

Estou louco para adquirir algumas peças em Pau Preto... alguem sabe onde conseguir aqui em São Paulo?

Unknown disse...

Tenho para venda uma coleção costituida por 75 peças de escultura Makonde, lisboa.viva@yahoo.com.br