terça-feira, 2 de novembro de 2010

O DIA DE TODOS OS MORTOS.

O dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É um dos cultos mais antigos, presentes  em quase todas as religiões.
A princípio era ligado aos cultos agrários e de fertilidade: para os mais antigos, os mortos eram como sementes, e por isso eram enterrados com vistas à ressurreição.
O dia dos Mortos, na prática da Igreja católica,surgiu como uma ligação  suplementar entre mortos e vivos e o mundo acabou aderindo tal prática.
Desde o século 1º os cristãos rezam pelos falecidos, a princípio os mártires. No século IV  já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Mais foi  a partir do século XIII que o dia anual dos mortos é comemorado no dia 02 de novembro, porque no dia 1º é a "Festa de Todos os Santos".

31/10- Véspera do dia de Todas as Almas: em inglês "All Hallow's Eve"  (reduziu-se para "Halloween") - celebra  todos os que morreram  e foram condenados ao inferno ( esse dia não é reconhecido no calendário cristão ou católico)
01/11 - Dia de Todas as Almas ou Todos os Santos : celebra todos os que morreram  em estado de graça e não foram canonizados.
02/11 - Dia de Todos os Mortos ou Finados : celebra todos os que morreram.

No Rio de Janeiro, e em muitas cidades do Brasil,o dia dos mortos é objeto de uma cerimônia verdadeiramente imponente, durante a qual é impossível não se  experimentar alguma comoção. A igreja de São Francisco de Paula, também chamada de Cáritas a mais procurada entre os fiéis, pois é célebre pelos milagres atribuídos  à imagem do seu patrono, que se supõe restituir a vida aos moribundos e, também, pela espécie de proteção  que São Francisco concede aos ossos que não pode salvar. Ao entrar pela capela, passará por uma longa galeria, cujas paredes estão cobertas  de votivas e de quadros representando pessoas enfermas em seus leitos, ou indivíduos sofrendo diversos acidentes. A todos São Francisco aparece descendo do céu sobre uma nuvem. Acredita-se que se livra sempre do perigo  aqueles quem desta maneira se mostra. Nada é mais variado que estes ex-votos: pernas, braços, cabeças, seios e outras partes do corpo humano, executados em cera com espantosa veracidade.


A morte é o inevitável fim, o ponto final, a passagem desta para a outra, que não sabemos se  melhor ou  pior. É ainda o maior mistério da vida.
Muitos contos de fadas terminam como "viveram felizes para sempre". Na vida real em que para sempre não existe, o máximo que se pode almejar é ser feliz até morrer.
A morte faz parte da vida e está dentro da categoria das pouquíssimas certezas  que podemos ter. Um dia ela chega, e isso serve para todos. O que nos diferencia uns dos outros é a forma de encará-la.
Nas culturas ocidentais, a partir do século XIX há uma mudança de mentalidade influenciada pelo iluminismo. Com o avanço do individualismo, diminui-se a imposição do enterro dentro dos templos. Nascem aí os cemitérios. Mas a morte como tema literário é uma marca do período romântico.
Ao longo da civilização ocidental, a morte ainda é um dos principais tabus, é tudo pelo qual se evita falar por pudor, crença ou superstição: uma interdição de ordem cultural e social.
Por causa disso foram criadas diversas  supertições em torno da morte:

• Quando morre uma pessoa, deve-se abrir todas as portas para a alma sair. Fecham-se porém os fundos da casa. A alma deve sair pela frente. A casa não deve ser fechada antes de sete dias pois o fel (as vísceras) do defunto só se arrebentará nesse prazo. Então a alma vai para o seu lugar. A novena de defunto é para a alma ir para onde foi destinada.

• Não se deve chorar a morte de um anjinho, pois as lágrimas molharão as suas asas e ele não alcançará o céu.

• Quando numa procissão, o féretro pára defronte de alguma porta de uma casa, é isso presságio de morte de alguma pessoa dessa casa.


• Homem velho que muda de casa, morre logo.

• Acender os cigarros de três pessoas com um fósforo só, provoca a morte da terceira pessoa. Outra versão: morrerá a mais moça dos três fumantes.

• Derrubar tinta é prenúncio de morte.

• Quando várias pessoas estão conversando e param repentinamente, é que algum padre morreu.

• Perder pedra de anel é prenúncio de morte de pessoa da família.

• Quando uma pessoa vai para a mesa de operação, não deve levar nenhum objeto de ouro, pois se tal acontecer, morre na certa.


• Doente que troca de cama, morrerá na certa

• Se acontece de se ouvir o som de uma coruja, é sinal de má notícia.

• Defunto que fica com o lóbulo da orelha mole, é indício de que um seu parente o segue na morte.

• Quando o defunto fica com os olhos abertos é porque logo outro da família o seguirá.

• Não se deve trazer terra do cemitério quando se volta de um enterro, pois ela traz a morte para a casa.

E vai por aí vai ...

Ao contrário de nós e não muito longe daqui, todos os anos durante a noite do dia 1º de novembro, os nossos irmãos mexicanos têm um encontro muito importante com a morte. 
Povoados inteiros vão aos cemitérios para honrar os restos de seus finados.Levam flores, comida, doces, velas e tequila. As tumbas se vestem de festa porque nesta noite, os defuntos vêm de visita.
Os mortos revivem nas lembranças dos vivos, que evocam suas maneiras de ser, seus gostos, suas virtudes e defeitos. 
Entre as almas esperadas e os vivos, se estabelece um diálogo intenso. Mas, a celebração também é feita em muitos lares mexicanos, com o tradicional Altar dos Mortos, que é uma oferenda feita para honrar aos familiares falecidos, já que segundo a crença popular, eles visitam seus lares e suas famílias neste dia.


É uma celebração feita de forma festiva, pois leva a idéia de renovação da fertilidade. O culto aos mortos no México é uma maneira de dizer que a memória de seus seres queridos ocupa o lugar sagrado que corresponde a um altar, onde são levadas flores, adornos, doces e alimentos, cada um dos quais tem um significado especial. 
Postas junto ao altar tradicional dos santos ou na mesa principal da casa, a oferenda mostra variações regionais, ao mesmo tempo que compartilha certos elementos formais. Uma mesa ou prateleira coberta com uma toalha, preferencialmente branca com bordados que na atualidade, em algumas ocasiões foi substituído por uma toalha de plástico estampado, são a base para qualquer altar na República Mexicana. Na frente ou atrás da mesa, em algumas ocasiões se pendura flores de papel, papéis recortados, que acompanham as fotografias dos parentes que se foram, geralmente colocadas entre vários vasos de flores, especialmente as "cempoatxóchitl", conhecidas no Brasil como cravos de defunto. Na frente da mesa, sobre uma esteira nova, pode-se colocar um ou mais incensários.


Também pode integrar a oferenda alguma vestimenta ou objeto emblemático do defunto. São colocadas imagens de santos e velas para iluminar as oferendas, a comida favorita do morto é preparada e colocada no altar, geralmente em vasilhas de barro, junto com sua bebida preferida.
Caveiras de açúcar, pães especiais (pan de muerto, que tem formato de gente e é decorado com tirinhas brancas que representam ossos), frutas e doces são colocados no altar. 
Os quatro elementos, água, terra, fogo e ar, também  são representados no altar. A água vem numa pequena vasilha, presença física, para que o morto possa lavar-se após chegar do longo caminho poeirento que separa o reino dos vivos do reino dos mortos. O fogo aparece na chama das velas e a terra vem representada por seus frutos. O ar é representado pelo papel de seda (papel picado), devido a sua leveza.

A festa de mortos é uma das tradições mais enigmáticas da cultura mexicana. Mistura de antigas crenças indígenas e elementos da religiosidade católica, é, por definição, uma mostra do sincretismo que caracteriza a cultura do México.
Assim, enquanto para os europeus, a simples menção da morte é um tabu, como a recusa do pensamento pudesse evitar o acontecimento, o mexicano se familiariza com a idéia desde a mais tenra idade.


A visita anual dos mortos não é uma ocasião de luto, mas sim motivo para celebrar uma grande festa, na qual as famílias contam piadas e também choram. Nesta noite, a vida e a morte são uma só coisa. Os defuntos apenas se adiantaram no caminho que todos empreenderemos.
Assim como os astecas deviam agradar aos seus deuses do passado, os mexicanos têm de agradar seus antepassados, que esperam as oferendas, e as lembranças... 


( Fonte: Consulado Geral do México )

...........................

Bem, seja lá como for, enquanto  a morte não vem a gente se inspira e cria. 
Assim, quando ela chegar - a indesejável das gentes - é certo de que estaremos plenos  de literatura e de poesia.

Que a PAZ e o BEM estejam sempre conosco .

42 comentários:

Cris disse...

Completísimo informe sobre estas festividades religiosas y paganas. No sabía de las superticiones que contás ni tampoco la forma de celebrar el día de los muertos de los mexicanos, muy buena investigación.
Un saludo cariñoso

Adir(queroquevoceleia) disse...

Olá Silvana,
Fiquei feliz com o seu comentário e adorei vê-la me seguindo. Amei o seu blog e os posts completíssimos e por demais interessantes.
Serei sua leitora assídua.
Se tiver oportunidade, visite os blogs do meu marido que, por certo, você também gostará.
Aí vão:
Fazendo Arte (http://blogdojorge2.blogspot.com/),
Minha vida em vídeo (http://minhavidaemvdeo.blogspot.com/)e O Papo para sempre (http://blogdojorge3.blogspot.com/)
beijos e obrigada pelo carinho.
Parab´[ens pelo seu blog que é lindíssimo.

M.C.L.M disse...

Agradeço a visita em meu blog. Em tempo, vou ler com calma esta página de cultura e magia que é seu tão belo espaço!

"Bem, seja lá como for, enquanto a morte não vem a gente se inspira e cria.
Assim, quando ela chegar - a indesejável das gentes - é certo de que estaremos plenos de literatura e de poesia."

Poetar é Preciso...

Márcia Magalhães

Eliezer Albuquerque disse...

Oi Silvana.
Belíssima aula você nos deus sobre as crenças, superstições e mitos em torno da morte. Parabéns!
Eu acredito que podemos ter 1 ou 2 mortes.
Aquele que vive segundo as Leis de Deus, se arrepende do pecado, morre 1 vez, e depois ressuscita para a vida eterna.
Quem vive no pecado e não se arrepende passa pela morte material e depois pela morte da alma também.

Eu tenho me esforçado para morrer apenas 1 vez, mas só a misericórdia de Deus me salvará da 2ª morte.
Tenha uma semana repleta de paz.

granchiorosa disse...

Grazie per aver letto...e complimenti per il tuo blog! Tornerò a trovarti prestissimo.
A presto

Marcelo Mayer disse...

em se tratando de analogia... é a bandeirada final de uma corrida

Clara disse...

Olá Silvana, que linda aula, aprendi muito com seus conhecimentos.
Sempre que venho aqi aprendo alguma coisa
Abraços florestais

Daniel Savio disse...

Dia dos mortos, dia para lembrar que caminhamos para este fim, mas que temos de pensar como levamos a vida também para não se arrender de nada...

Ainda que eu não fumo, vai que eu sou o terceiro, ou primeiro de dividir um fosforo...

Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de sarcasmo.

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.

Léa Paraense Serra disse...

Olá, não encontrei uma lenda, bem paraense, sobre a moça do taxi, pertinente para postar nesta data.

Sugiro você acessar http://belemdearrepiar.blogspot.com
e procurar por "Josefina, a moça do taxi".

Estou gostando muito do seu cantinho.

Vivian disse...

...dia dos mortos, não.

dia de todos nós que morremos
sem perceber,
um pouco a cada dia...

beijinhos

Mima Badan disse...

Silvana,

Agradeço a visita que fez ao meu recanto - volte sempre...

E, aceitei seu convite e... adorei seu blog!!! Pelo pouco que li sei que aqui aprenderei muita coisa. Também sou preocupada com a natureza, o meio-ambiente...

Então, dona moça, guarde sempre um lugar que virei sempre e, é claro, espero por você também.

Beijo,
Mima Badan

METAMORFOSES disse...

...Retribuindo a visita e seguindo você também!
Beijão especial, vamos conversar e trocar muitas INFORMAÇÕES! Ok?

Beijos

zeze disse...

Obrigada, por ter visitado o meu blog e ter deixado o seu comentário. Espero mais visitas suas.
Seu blog está muito bacana e ainda mais falando de um assunto que só nos damos conta quando perdemos alguém querido. Só assim nos deparamos com a finitude da vida.

Arlette Machado disse...

Olá Silvana,
Fiquei muito feliz com sua visita ao meu "Passagens"!
Retribuindo a visita aqui estou, encantada com o seu blog encantador, cheio de poesia e magia!
Espero que possamos continuar nos visitando e, assim dividir nossas sublimações.
Um abraço carinhoso,
Arlette Machado.

O QUATORZE disse...

Olá: Boa noite
Cada vez que venho a este belo espaço estou sempre a aprender.
Escreves de muitos e variádos assuntos, que são de alguma maneira novos para mim, bastante interessantes.
Parabens
Amizade
LUIS 14

Luanna disse...

Obrigada pelo carinho da visitinha no meu café. bj

Eduardo disse...

Seu espaço esta ótimo.
Gostaria de dizer que indiquei este blog como "BLOG DA SEMANA" no Historia Viva.
Se voce quiser retire o selo no endereço http://historianovest.blogspot.com/2009/11/blogs-da-semana.html
abraços

aparecida brandão disse...

Silvana:
Obrigada pela visita. Penso que podemos trocar muitas figurinhas. Gostei muito de seu blog. Seus interesses cruzam com os meus. Também faço pesquisa em tradição oral, folclore e meus estudos são guiados por Câmara Cascudo e Bakhtin.
Abraços
Aparecida Brandão E-mail: cida.brandao@oi.com.br

Angelique disse...

Oi Silvana, gostei do post. Nunca tinha lido algo parecido. Obrigado pela visita ao meu blog também. Sea muito bem vinda. A arte de contar e ler estórias/histórias faz do ser humano alguém muito especial. Te admiro pela escolha da profissão.Parabéns e Suesso. Beijinhos e ótima semana

Anônimo disse...

Olá Silvana !!
Parabéns seu blog é muito interessante e rico
Espero voltar muitas vezes por aqui.
Agradeço sua visita
poesias pra vc...

R.Cássia Púlice disse...

Olá Silvana!
Em primeiro lugar quero lhe agradecer a visita e dizer que ainda estou construindo meu blog, tarefa não tão fácil, mas prazeirosa. Contar com pessoas como vc, com um trabalho magnífico como pude perceber, será com certeza gratificante.
Parabéns pelo seu blog. Excelente trabalho.
Bjks!

Barbara disse...

Olá.
Gostei de como colocou o tema.
Gosto de como os hindus lidam com a cremação e gosto de como os mexicanos lidam com a festa.
Acredito que seja importante, de alguma forma, em algum dia, lembrar dos antepassados, pois o sangue deles , o gen, continua circulando em nós e por isso, é como se eles fossem a raíz e nós, o resto da árvore e , cuidada a raíz, a árvore fica mais viçosa.
Assim me parece, se permite.

Emília Matos e Silva disse...

Gostei muito do seu post.Aprendi com ele algumas coisas tal como a razão do habito de realizar a missa do 7º dia. Gostarei de voltar a visitar o seu blog.
Cumprimentos
Emília

May Alek disse...

Olá, Silvana!
Parabéns pelo blog: beleza, informação, cultura. Um excelente trabalho.
Obrigada por sua visita ao meu blog.
Um abraço carinhoso

http://soninhampulheta.blogspot.com disse...

Oi Silvana,
Prazer!Bom encontrar pessoas como você!curiosas, cheia de afeto.
Meu pai me dizia que quando a gente nasce, a vida acende pra gente uma vela, a morte chega quando essa vela apaga.
A nossa está se queimando, e se existe uma coisa que eu peço, é que antes da minha se apagar, eu conheça mais pessoas como você.
Abraços

Ela disse...

Ola

vim retribuir e agradecer a visita.Volte sempre
O teu espaço é bem interessante!

Você é professora?
um abraço

Diário de um doido disse...

Parabens pelo blog. Adorei!! Obrigado pela força no belem de arrepiar. Um abraço!

Gisis disse...

Vivendo e aprendendo.Texto muito bom.abçs

RECANTO DOS AUTORES disse...

Silvana,um texto completo,muito bem detalhado e com curiosidades que não sabia!Adorei te visitar!Bjs,

Daniel Savio disse...

Realmente o estes dia tem a sua carga de simbologismo, tanto pela saudade das pessoas que amamos e pela comemoração dos santos...

Fique com Deus, Silvana Nunes.
Um abraço.

José Gonçalves disse...

Olá Silvana Nunes,

Ouvi, algures, dizer que aqui haviam novidades para admirar.

Aqui vim parar e admirar essas mesmas coisas.

E gostei!

Gostei de aqui ter vindo e aqui tentarei voltar sempre que possível.

Gostei também da homenagem que aqui é feita aos Vivos e aos Defuntos numa recolha histórica dos porquês das coisas.

Uma excelente semana, um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Mônica disse...

Silvana
Li hoje coisas que não sabia e que nem pensava ter alguma ligação.
Este ano passei o dia dos finados no RJ. Estavamos em um casamento dia 31.
Mas lá em casa deixamos uma amiga para enfeitar o tumulo do papai. e ao mesmo tempo lembramos o tempo todo dele porque foi no Rio que ele e mamae começaram a vida de casados.
com carinho MOnica

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Menina uma verdadeira aula!Adorei!
beijocas,]
Mari

Valquíria Calado disse...

Olá Silvana,nos perdemos de vista menina, eras seguidora do meu Valvesta, lembra?, que bom encontra-la, beijos querida.


E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação"

Mônica disse...

Amanha é meu aniversário
com carinho MOnica
Reze uma oração por mim

Sheila disse...

Interessante a sua aula com relação aos costumes dos povos, aos porques de suas comemorações, os mexicanos são intelegentes pois comemoram e colocam vida no lugar da morte, afinal o que é vida e o que é a morte .Há tantos que vivem, mas estão literalmente mortos, enquanto á tantos que renascem a cada dia tentando viver.Beijos.

Lília disse...

Muito bacana as informações desse post. Nunca tinha lido nada sobre essa data! Adorei! Beijos

Socorro Melo disse...

Oi, Silvana!

Interessante o tema. Quantas crenças, hein? Gostei dessa abordagem.

Gd. abraço
Socorro Melo

Anônimo disse...

Adorei esse blog, perfeição em texto, imagens e conteúdo...parabéns, te sigo, se quiser me faça uma visita, será bem vindo.
kiss
Khelen.

Mônica disse...

Estas mãos rezando o terço é uma das fotos que mais gosto de ver
com carinho MOnica
Estamos com visitas pois minha prima vai casar. As tias de Araxa vieram todas

Valquíria Calado disse...

Olá, vim desejar-te um lindo domingo,com uma abençoada semana, deixo também um abraço.

Meus espaços te esperam com aconchego de amiga.

http://valvesta.blogspot.com/
http://hanukkalado.blogspot.com/
serás bem vinda.

Unknown disse...

è isso aí, demorei para ler pois estava com problema para acessar algumas páginas.
Realmente seu posters é completissímo, fala do dia dos finados em todos os tons. Muito legal mesmo.
Abraço