terça-feira, 15 de dezembro de 2009

LENDAS URBANAS: A MULHER DE SAIA VERDE.


Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.

Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso de, por exemplo, a história da loira do banheiro, lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada.

Outras dessas histórias têm origem mais recente, como as que dão conta de homens seduzidos e drogados em espaços de diversão noturna que, ao acordarem no dia seguinte, descobrem que tiveram um de seus rins cirurgicamente extraído por uma quadrilha especializada na venda de órgãos humanos para transplante.
São elas: 
Quem não lembra das balas SOFT ? Elas eram deliciosas, mas tinham um terrível efeito colateral: as crianças se engasgavam e morriam. A fábrica da Soft criou um produto para matar centenas de crianças brasileiras por algum motivo não bem explicado. 
Uma verdadeira arma de destruição em massa.
............................................... 
 Nos anos 80, a Rainha dos Baixinhos ficou ainda  mais famosa com  a história de uma boneca da Xuxa que ganhou vida durante a madrugada, pegou uma faca e matou uma criança. O caso ganhou as páginas de jornais e revistas sensacionalistas e ganhou muitas e muitas versões diferentes, algumas dizem que a boneca estrangulava as crianças.
...............................................
A velha história das mensagens subliminares em músicas para crianças. Pessoas afirmavam categoricamente que se você ouvisse determinadas faixas do LP da Xuxa ao contrário mensagens ao diabo poderiam ser ouvidas. E assim milhares de baixinhos no Brasil estragaram os toca-discos dos pais girando o prato ao contrário tentado ouvir alguma coisa. Alguns afirmam que ouviam.
.....................................................
Boneco do Fofão: um clássico. Diziam por aí que o simpático boneco tinha sido obra de um trabalho de magia negra e quem abrisse sua barriga encontraria uma faca negra. A história tomava contornos de realidade quando, apalpando a barriga você realmente sentia algo pontudo. Para piorar a roupa do Fofão era idêntica a do brinquedo assassino Chucky.
.......................................................
Era um pirulito azul que coloria a língua. Não tinha gosto de nada, não era de sabor nenhum e ainda enchia sua boca de anilina. O uso prolongado do doce causava um devastador câncer de língua e já vitimara crianças em todo o mundo. Uma metástase de sabor.
....................................................... 
 A história diz que em uma piscina de bolas do Mc Donald's em um Shopping, várias crianças haviam sido mordidas por cobras que entraram e se esconderam dentro do brinquedo, fazendo um ninho. Essa história, já da época da internet correu o mundo.
........................................................... 
Trata-se de um quadro, muito popular na decoração de casas de classe média, que possui uma história sinistra e mete medo em muitas e muitas crianças Se o  quadro for virado de cabeça para baixo, ou mesmo de lado, é possível enxergar a verdadeira imagem que o pintor, num pacto com o tinhoso reproduziu. Uma criança em prantos sendo devorada por um demônio.
 
E a imaginação não para por aqui...

* O Orkut estaria se tornando pago e para não ter sua conta cortada é preciso repassar um mensagem à todos na sua lista de contatos.
* Os sanduíches do Mc Donald's seriam feitos de carne de minhoca (no Brasil), geralmente dizem ser da espécie "minhocuçu".
* Os esgotos das grandes cidades são habitados por crocodilos.
* O Palhaço da Kombi seria um indivíduo que percorreria a periferia das cidades raptando crianças. Em algumas versões ele seria acompanhado de uma bailarina que ajudaria a atrair as meninas.
* Blood Mary uma garota que se você falar "Blodd Mary" 3 vezes para o espelho, ela o mata e a única forma de acabar com Blodd Mary é colocando um espelho na frente dela.
* Portadores de Aids estariam colocando seringas contaminadas com o vírus sob assentos de cinema e ônibus como uma forma de vingança.
* Core seria um jogo de FPS para o nintendo, mas nunca foi lançado.
* Pessoas colocariam lâminas dentro de maçãs, em escorregadores e em outros locais apenas com o intuito de ferir outras pessoas.
* Alguns ecologistas alegam a existência de um motor movido apenas por água, cuja descoberta não seria anunciada por conta de um acordo da indústria petrolífera.
* Elvis Presley foi abduzido.
* Coca-Cola é capaz de corroer dentes (este mito surgiu pelo fato de que essa substância contém ácidos).
* O Papai Noel é uma invenção da Coca-Cola (na verdade, a empresa foi responsável apenas pela consolidação da imagem pela qual ele é normalmente conhecido atualmente).
* A Aids teria sido uma criação em laboratório feita para exterminar os povos da África.
* A Aids seria uma doença transmitida dos macacos para os homens por meio de contato sexual.
* O porco-espinho é capaz de arremessar seus espinhos a distância.
* O elefante tem medo de que um rato possa entrar em sua tromba, não se sabe afinal se é em sua tromba, mas o bichinho realmente tem medo dos roedores conforme comprovado em um episódio dos Caçadores de Mitos.
* O vermelho enraivece os touros (eles enxergam em preto e branco e o que realmente enraivece é o movimento da capa).
* Se um pombo comer milho de pipoca pode acabar morrendo, pois em seu estômago o calor é suficiente para fazer o grão explodir.
* A masturbação faz crescer pêlos e cria calos nas mãos.
* Arrancar um cabelo branco faz nascer vários no lugar.
* A do "homem do saco", que iria atrás das criancinhas que fugissem de casa ou saíssem sem a permissão dos pais.
* O Teiú quando é envenenado pela cobra, come uma batata, fica curado e mata a cobra logo a seguir.
* Uma cabeça de frango empanada fora encontrada junto aos pedaços de frango em uma embalagem de McNuggets.
* 15:00 da tarde é a hora em que os anjos saem a rua, e as 03:00 da manhã é a hora em que os demônios saem para atormentar a vida dos humanos.
* Juntar 1.000.000 anéis de lata de refrigerante lhe dá o direito de trocar por uma cadeira de rodas (ninguém nunca viu um posto de troca desse tipo).
* Matar formigas provoca diarréia.
* Matar Sapo faz chover.
* Os casos clínicos de fisiologia II, que acabam por causar um forte distúrbio psicopatológico nos estudantes de medicina, vulgarmente chamado de síndrome do dexi keto.
* SuperKen, o único super-herói que realmente saiu dos quadrinhos para a vida real!
* Manga com leite é um veneno fatal.
* Meg White é considerada um robô.
* As canetas BIC Cristal seriam de origem extra-terrestre.
* Deixar um chinelo virado ao contrário traz maus agouros e pode matar sua mãe.
* Garota do táxi; ela passeia num táxi pela cidade todos os anos no mesmo dia (o de seu aniversário) e depois manda o taxista cobrar no endereço de seu pai. Mas o pobrezinho acaba voltando no prejuízo, pois a passageira era um fantasma.
* Há um Punhal virado para baixo em cima de um símbolo demoníaco dentro da boneca da Xuxa; há quem diga que uma menina foi morta esfaqueada pela boneca.Todas as noites,a boneca vai comer rins no cemitério.
* Tem uma cruz indestrutivel e amaldiçoada nas motos CG Honda titan.
* Nunca se deve apagar a luz de um hospital (você ficará internado para o resto de sua vida).
* Um fio de náilon queimado nas 2 pontas faz você morrer com a cabeça e os pés queimados.
* O homem nunca foi a Lua.
* Quando o trânsito está parado,sempre há os limpadores de vidros que limpam os carros com água,e surgiu uma lenda que em vez de jogar água nos vidros,ele estariam jogando ácido no rosto dos motoristas,como uma forma de vingança.
* Todo o elenco dos famosos seriados mexicanos Chaves e Chapolin teria morrido em um acidente aéreo (seria o 11 de Setembro de 2001?);tal lenda é forte no Rio Grande do Sul desde o início dos anos 90. Parece ter sido divulgada pela Rádio Farroupilha, do Grupo RBS, que "coincidentemente" é afiliado da Rede Globo.
* Dizem que a Xuxa tem um pacto com o Diabo e que o nome Xuxa significa: eXU XAngô = XUXA.
* Há uma história que gira em torno do "O maior Hacker do mundo" hackeando a si mesmo por meio do IPv4 127.0.0.1 ou IPv6 ::1!
* Lobisomens assombrariam florestas e matavam campistas que saiam da cabana.
* Homem-Gancho seria um pirata que mata as pessoas e deixa o gancho ensanguentado na maçaneta da porta de quem morreu.
* Bruxa de Ferro ou Bruxa Mecânica, seria uma enfermeira que usava aparelhos ortopédicos que assombrava orfanatos.
* Existe um casa em São Paulo onde moravam uma família. Dizem que a família morreu e quem entrasse na casa morria. Esta lenda passou no Domingo Legal. A lenda chama-se "A Casa da tal família".
* O guardião do cemitério seria um vizinho, cujo pessoas morreram. Toda Sexta-Feira 13 ele bate com seu cajado nas covas. Dizendo "Fiquem em suas covas". Quem tirasse o feitiço dele, mortos-vivos saiam da cova.
* Amigios-Imaginários, quando são maltratados pela criança que o imaginou ele ataca a família da criança, até matar todos.
* Frankenstein é um programa de computador, inventado por um cientista. O único jeito de acabar com a maldição é jogando Frankstein no computador e destruir o programa.

"A Mulher de Saia Verde ".

Desde menino moro num pequeno prédio em Casa Forte, um bairro de classe média de Minas Gerais. Um prédio comum, igual a tantos outros do lugar. O condomínio tem uma ampla área de lazer onde eu e todas as crianças dos outros apartamentos podíamos brincar a vontade. Tempos de uma infância feliz. Era futebol, esconde-esconde, bola de gude; nada nos perturbava na nossa diversão. Quer dizer, quase nada. O prédio é assombrado por um fantasma no mínimo pitoresco. Na verdade, "uma fantasma”: a Mulher da Saia Verde.
Todos nós vimos essa assombração. Era uma mulher morena, de cabelos escuros e escorridos, nua da cintura pra cima e vestindo apenas a tal saia verde. Ela sempre aparecia no mesmo lugar, próximo a uma casinha na área externa do prédio onde ficavam as vassouras e o material de limpeza usados pelo zelador.
O detalhe curioso é que cada vez que a mulher se deparava com uma de suas vítimas repetia sempre o mesmo gesto: levantava a saia de forma desavergonhada. O medo era tão grande que ninguém nunca viu o que tinha por baixo da saia. Ela mata sufocando os meninos e homens.
Interessante também é que o espectro tinha hora certa para aparecer. Sempre ao entardecer, sob a luz amarelada do sol se pondo. Quantas vezes eu voltei para o meu apartamento correndo depois de apenas ver de relance a Mulher da Saia Verde. Difícil era dormir naquelas noites. Sempre sonhava que ela iria invadir o meu quatro e cobrir meu rosto, me sufocar com a sua saia.
Os adultos do prédio também eram surpreendidos pela visagem. Respeitavam, porém, uma espécie de lei do silêncio para não assustar as criança. Mas nós sabíamos que eles sabiam. E ninguém nunca explicou a aparição.
Certa vez ocorreu um fato inusitado que poderia ter relação com mulher misteriosa. Um dos moradores tirou uma foto de seu bebê deitado no berço. Na chapa, além da criança, apareceram estranhas figuras espectrais. Névoas semelhantes a rostos humanos. E esses rostos pareciam ser de índios.
Seria a Mulher da Saia Verde uma índia que uma antiga tribo que viveu naquele lugar antes da colonização? E por que tinha que levantar a saia? Um enigma insolúvel. A assombração tem aparecido menos nos últimos tempos.
Mesmo assim os corretores de imóveis que eventualmente vendem apartamentos no prédio fazem questão de omitir a existência dessa moradora bizarra...

20 comentários:

dand disse...

Oi Silvana, tudo bem? creio que nem se lembre de mim hehehe. Sou Dand.
Você me visitou semana passada, e devido alguns probleminhas familiares e psicológicos me ausentei do meu blog, mas agora estou de volta e ví o comentario que deiou em meu blog.
Muiito obrigado pela visita viu..
Agora poderei me comunicar com vc frequentemente.
Adorei seu blog e desde também já estou te seguindo.

Bjos...Dand.

micael disse...

Como é agradável percorrer o seu "blog".

Aqui vai um mito dos Quimbundos (povo do Noroeste da Angola):

Cada rio, cada lagoa, cada charco de água, cada cacimba (poço de àgua) tem a sua kianda (sereia).
A Kianda é, de facto, a deusa da água.

"Pepetela" (Artur Pestana), escritor angolano, tem um livro "O Silêncio da Kianda". Não sei se é possível adquiri-lo aí!

Bjs

Daniel Savio disse...

Nossa, você acabou juntando várias lendas urbanas, algumas eu conhecia, outras não...

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.

Valéria lima disse...

Oi Silvana, essa lenda urbana da mulher de saia verde, me deu até um pouco de medo..rs
Me fez lembrar a lenda da Loira do banheiro,que inclusive foi citada no seu post, essa sim, era de arrepiar. Quero agradecer a visita ao meu blog e dizer que adorei te ler!

BeijoO

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Silvana,

Desta vez foi um verdadeiro cocktail de lendas, das mais terrificas às mais normais:))))

Abraço

Anabela disse...

Aqui em Portugal tambem diziam muito:
-Mulher quando esta menstruada não pode lavar o cabelo
-Mulher quando esta menstruada se fizer um bolo ele vai sair estragado
Claro que são mitos ridiculos mas o que é certo é que muita gente acreditava...
-Mulher gravida não pode ser madrinha de batismo senão o bebe nasce mudo
Teria muitos para te contar,quem sabe um dia...,bjs

Andréa disse...

Olá Silvana, nossa que bom que vc me encontrou e convidou para conhecer o seu blog, adorei!!! vou estar sempre aqui.

beijos Andrea

http:pontocruzparatodos.blogspot.com

jakeline magna disse...

Olá Silvana. adorei o seu blog, obrigado pela visita no meu... e parabens pela iniciativa... beijinhos

Unknown disse...

Hoje foi maratona.Adorei.

Abraço.

Bloguinho da Zizi disse...

Mais duas pra você Sil.
1a. Não pode comer melancia e beber vinho porque senão a melancia vira pedra no estomago.
2a. Mulher grávida não pode guardar chave de casa dentro do sutiã, senão o bebe vai nascer com o lábio cortado.
Relembrei muitas te lendo e então surgiram estas.
Eita que o povo tem uma criatividade....
beijocas

Gerana Damulakis disse...

Parece que, ao fim e ao cabo, nós precisamos criar, ouvir, ler e acreditar nas lendas. É uma necessidade.

alegria de viver disse...

Olá querida
Estou chocada com tantas histórias horrepilantes, porque será?
Gosto de lendas que tenham algo.
Com muito carinho BJS.

Anônimo disse...

Ai que meda Silvana!
Bjs.

Loja Casinha Feliz disse...

Excelente conteúdo no blog...adorei!

Silvana
Desejo que o novo ano seja repleto de bençãos divinas para você!
Beijosss

Natal...
É tempo de renascer...
Há um novo ser brotando...
Há que se preparar para esta festa...
Ao longo da história
As pessoas sempre procuraram decifrar
A si mesmas e à realidade
Este é um dos belos empreendimentos humanos.
Liberar-se de um mundo subterrâneo,
E poder passear na superfície...
Férias em que se observa,
O bailado alegre da natureza...
O belo! A beleza!
A beleza sempre foi um atributo divino...
Poder acariciar as flores...
Sentir o vento brando de cada manhã...
Abraçar os raios solares,
Usufruir de toda sua luz, refletí-la!
Quero ser arauto desse emergir, dessa chegada...
Novo é este tempo marcado pela beleza e pela graça...
Para que a semente brote rompendo
A crosta seca da terra...
Que florecerá na paz e união...
Reunião...
Tempo de fraternidade e acolhimento,
Comunhão e crescimento, edificações...
De todo ser humano de boa vontade...
Feliz Natal, ao renascer em Cristo Jesus!!!

gentil carioca disse...

Lembrei de uma antiga: caiu um homem dentro de um grande barril de Coca Cola e, como foi na própria fábrica, seus restos ficaram espalhados por várias garrafas...

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Nossa, muitas eu conhecia, outras, não..

Bacana teu blog, gostei muito!

=)

.ana disse...

[retribuindo tua visita...]


bah, devo admitir: eu tinha [tenho?] um certo medo do fofão. nunca fui muito com a cara dele não... hahahahha
[várias dessas lendas urbanas são bem conhecidas... e outras tantas eu nunca tinha ouvido falar!!! é cada coisa...]

gostei daqui:)
:**

Adinalzir disse...

Caramba, como o seu blog é rico em coisas interessantes! Quanta cultura popular! Meus parabéns!

Abraços, :-)

Sonia Schmorantz disse...

Adorei, mas ainda bem que não tenho saias verdes...rsss
beijo

Nathan Rodrigues disse...

Adorei esse post.