Parentes longíquos iam levar-lhe comida para seu sustento e assim, a índia viveu até dar a luz a um lindo menino, muita branco o qual chamou de Mani.
A notícia do nascimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande chefe Tuxaua esquecer as dores e rancores e cruzar os rios para ver sua filha. O novo avô se rendeu aos encantos da linda criança, a qual se tornou muito amada por todos.
Mas o tempo gira nas rodas do catavento e ao completar três anos, Mani morreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido.
A mãe ficou desolada e enterrou o filho perto da cabana onde vivia e sobre ele derramou seu pranto por horas. Mesmo com os olhos cansados e cheios de lágrimas ela viu brotar no lical da sepultura uma planta que cresceu rápida e fresca.
Todos vieram ver a planta miraculosa que mostrava raízes grossas e brancas em forma de chifre, e todos queriam prová-la em honra daquela criança que tanto amavam.
Desde então a mandioca passou a ser um excelente alimento para os índios e se tornou um importante alimento em toda a região.
Desconheço a autoria das imagens publicadas acima.
16 comentários:
As lendas continuam encantadoras, esta também aprendi na escola, quando era muito pequena, adorei ler tantos anos depois, outra vez...
beijos, bom fim de semana
Que maravilha conhecer a lenda sobre esse "ícone" da cultura do meu Nordeste, que é a mandioca.
Eu particularmente sou apaixonada pela mandioca (aqui mais popular como macaxeira), e seus deliciosos pratos originários.
A propósito, sou uma alagoana apaixonada pelo Botafogo. Feliz da vida, embora um tanto apreensiva.
Beijos.
Adoro ler lendas, então estas aqui são tao intrssants *.* hei de fazer ainda um trabalho sobre o assunto, realmente interessame imenso mesmo x)
Espetacular
Saudade eu tava daqui de ver essas historias/lendas..
adoro
Is we in the tape
Que coisa mais gostosa ler as histórias da nossa cultura. Sou do Amapá e adoro mandioca, farinha, tapioquinha, tacacá e tudo que vem da mandioca. Grata.
Olha só que coisa...! A lenda da mandioca que eu conhecia era diferente, a criança morria sim, mas era uma indiazinha também muito amada! Diferente, não é? Mas o interessante é que mudam os personagens e talvez até os ambientes, mas o resultado é sempre o mesmo.
Muito legal o seu post, e desde já peço desculpas por não poder comentar constantemente, é que com a volta às aulas, o tempo fica escasso!
Beijos e bom final de semana
Boa tarde.
Posso te falar uma coisa?
Seus textos são bastante construtivos,confesso q já usei alguns para aplicar em sala de aula.
Me perdoe pelo sumiço mas o trabalho na semana tem me consumido, portanto só tenho os fds para responder aos amigos.
Um lindo dia.
Um beijo grande.
Interessante, mas eu diria que ele nasceu e completou o seu ciclo...
Espero que o problemas tenha sido resolvidos.
Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.
Oi Silvana,
passando para deixar meu bj e colocar a leitura em dia.
Silvana, conheço essa história desde criança. Sempre a achei linda.
Adorei tê-la encontrado por aqui.
Obrigada pelas visitas, viu? Por estar presente. Coloquei um link pro seu blog lá no meu.
Beijo grande e ótimo domingo pra vc!
Bom dia, Silvana.
Que maravilha... as lágrimas ficaram encantadas, transformando-se em alimento.
Um grande abraço. Bom domingo.
Eii Sil amada
Amoooo mandioca de todos os jeitos... Não conhecia a lenda não! Ótimo domingo procê.
Beijuuss n.c.
Rê
www.toforatodentro.blogspot.com
Oi Silvana,
Gosto muito de passar por aqui, pelo respeito à nossa história, pelo cheiro de gente, pela busca contínua de nossa alteridade e cidadania, pelo respeito ao meio ambiente como sinal de nossa interdependência e identificação plural que se singulariza nessa rede de amigos. A lenda da mandioca continua a reencantar muitas crianças daqui desse pequeno recanto da amazônia, Belém e suas Ilhas.
Um grande abraço!
Maria do Rocio
... reconhecer que somos antes de tudo, feitos do que comemos. Mesmo a inteligência é comestível. A era Industrial tá nos desviando do cerne da questão , por isso saúdo a amostragem do mito feito por Você.
Gostei!!!
xaxuaxo
Mas que maravilha vir aqui conhecer esta lenda! esta atrai e encanta até ao fim, lindo.
Bjs
Parabéns pelos ótimos trabalhos que você desenvolve tanto neste como no seu outro blog. Doravante vou deliciar-me com ambos. Abraços.
Postar um comentário