quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O AUTO DO BOI DE CATIRINA.

Os brancos trouxeram o enredo da festa; os negros, escravos, acrescentaram o ritmo e os tambores; os índios, antigos habitantes, emprestaram suas danças. E cada fogueira acesa para São João, os festejos juninos maranhense foram transformando-se no tempo quente da emoção , da promessa e da diversão.
É nesta época de junho, que reina o majestoso Bumba-meu-Boi.
Lá pelas bandas do Maranhão existia um homem muito rico, dono de uma enorme fazenda, e que tinha paixão por gado. Seu rebanho era numeroso, mas dentre tantos no pasto existia um boi muito especial, que o tal homem destinava maiores cuidados – chamava-se Mimoso. De tão apaixonado que era, designou um empregado de sua inteira confiança – o nego Chico - só para cuidar de Mimoso e servi-lo do melhor.
Só que algum tempo depois, nego Chico cansado de viver sozinho, conheceu Catirina e enamorou-se por ela. Não demorou muito e estavam casados. Logo, logo,ela engravidou e lá pelo sexto mês, a tal mulher amanheceu com um surto de desejo: comer a língua de um boi; só que não era de qualquer boi, era a língua de Mimoso.
Seu marido ficou escandalizado. Argumentou... Disse que não era assassino, mas a mulher insistia e acabou convencendo o marido dizendo que caso não satisfizesse seu desejo, a criança que estava esperando poderia nascer morta.Sendo assim, nego Chico, então, mesmo inconformado,acabou arrancando a língua do boi para matar o tal desejo de sua esposa.
Só que no dia seguinte, seu patrão estranhando a ausência de Mimoso no pasto, começou a pressioná-lo.
Descoberto o malfeito, o Amo (que encarna o fazendeiro, o latifundiário, o “coronel”, a autoridade) pede aos índios que capturem o criminoso e o tragam à sua presença (representa a cena mais hilariante da comédia e também uma crítica social). Arrependido, nego Chico acabou relatando o acontecido.Quando o boi foi achado, estava quase morto.
Para ressuscitar o boi chamam o doutor , cujos diagnósticos e receitas estapafúrdias, ironizam a medicina.No final acaba sendo socorrido por um curandeiro dizendo que a vida de Mimoso dependia somente da fé do povo.
Então, o povo cantou e rezou a noite toda e Mimoso finalmente ressuscitou: foi uma festança ! Festa que dura até os dias de hoje, a festa do Bumba-meu-boi.
O Bumba-meu-boi, na verdade, nasce de uma promessa feita ao glorioso “São João” , mas no Maranhão também se rendem homenagens a São Pedro e São Marçal.

26 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Vim desejar um ótimo dia pra vc.

Bom dia!

beijooo.

Anônimo disse...

Silvana,uma beleza de lenda essa!Parabéns pela postagem!Pegue meu selinho dos blogs voadores em minha página!Bjs,

Eliane F.C.Lima disse...

Silvana,
Seu blog é muito bom. Aliás, os dois. Aquele barulhinho de cachoeira e floresta, ouvido do centro urbano, traz a paz. Devo postar, por esses dias, um poema sobre esse oásis de paz, em http://poemavida.blogspot.com,que me lembra muito esse seu som. Eu já coloquei um vídeo - O Paraíso, movimento e som - que tem muito com isso.
Folclore e floresta no pessoal!

Unknown disse...

Os contos populares , são de uma riqueza infindável, adorooo!

beijo

Anônimo disse...

Silvana,obrigada pelas lendas que ainda não conhecia.
Sou professora(hoje aposentada)e como sentia falta de coisas novas para trabalhar com a crianças, pois ficávamos sempre na mesmice.
Gosto muito do seu espaço..
Beijos

spersivo disse...

Silvana,
Grato pela visita e gostei muito de seu trabalho e o blog, nem preciso dizer, é lindo. Um abraço amazõnico. Silvio Persivo

Caricaturas Urbanoides disse...

Nao conhecia a historia..
Mas então.. tu vive em um lugar que é um spa, mas não tem trabalho e eu vivo no inferno e tem trabalho.
Não podemos ter tudo..rsss
Infelizmente e para nos ferrar a vida e feita de escolhas..

Bjs com poluição para vc..rss

Colégio Modelo disse...

Em primeiro lugar quero lhe agradecer por estar participando digamos do nosso blog pois e em segundo pedir desculpas por estar lhe respondendo hoje, mas quero sim nos tormanos bons amigos e trocarmos varias ídeias pois vou sim lhe acompanhar, pois estava vendo os seus trabalhos e adorei é muito interesante resgatar esse trabalho que é sobre o mundo folclorico pois estou muito encantado um abraço e espero noticias positivas que ficou boa um beijo .

Manuela Freitas disse...

Uma lenda muito interessante, que motiva uma festa com muita alegria.
Gostei muito.
Brasil e brasileiros são realmente um povo SUPIMPA!
Adoro-os,
Bjs,
Manuela

Elizabeth disse...

Olá Silvana,
Esse blog é muito atrativo.
Abraços.

Elen disse...

Vim retribuir a visita e agradecer por estar fazendo parte do meu mundo virtual

abraços cheirosos

♥Chris Kobor♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
♥Chris Kobor♥ disse...

Oi Silvana..quero lhe parabenizar mais uma vez pelo seu lindo trabalho. Resgatar historias e lendas urbanas é sem duvida algo interessante tanto pra vc que o faz, qto para nós, que somos seus leitores, pois nos diverte e enriquece nosso conhecimento sobre a cultura de nosso país...Adorei esse post, e já utilizei essa lenda para fazer um teatro na semana folclorica que fizemos na faculdade no ano de 2007.É realmente muito interessante.
Boa tarde!
beijo..

Anônimo disse...

Vc tem o Picasa instalado?
é lá que eu hospedo as imagens.
Depois que instala o picasa, ele aparece na sua conta do google, não sei se vc sabe^^, mas o Internet Explorer nao serve pra editar blogs, pois ele nao da opção de copiar endereço de imagem.
O que quase todos os blogueiros usam é o Firefox, tanto o "Picasa" quanto o "Firefox", você baixa no www.baixaki.com.br
Desculpe se eu estiver ensinando (padre rezar missa)...
Me responda se ja tem estes programas ou outro onde vc hospeda as imagens e mais tarde vou dizer como fazer o "Linke-me", caso queira, eu faço e mando o codigo pra vc de presente, ta?
Fica com Deus, bj.

Sandra Botelho disse...

Lá vem história...Rsrsrs.
Adoro este lugar e suas histórias deliciosas.
Bjos no coração!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Silvana,

Tenho em casa, uma minuatura de um Bumba Meu Boi que e foi oferecida por uns brasileiros que eu conheci quando trabalhava como guia.

Não sabia da história, só que fazia parte da tradição.
fantasiada ou não, gostei muito.
Parabéns
Beijos

Unknown disse...

Olá Silvana
Já assisti a essa festa no Maranhão. É linda!
Adorei conhecer a lenda.

Bjs

José Antônio Cavalcanti disse...

Silvana,
Obrigado por sua visita. Fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade do seu trabalho. Parabéns por esse carinho com a nossa cultura popular.
Beijos

Zininha disse...

Gosto muuuuito destas histórias...
Vim te ver...

Vim regar nossa amizade... beijos...

Unknown disse...

O molho dos contos é a propriedade da linguagem .

Cervantes.
mais um belo conto de encantar.

Beijo.

Fran disse...

Bela lenda :)
Muito obrigada pela sua visita e saiba que gostei muito do seu trabalho, é sempre bom saber que existem pessoas preocupadas com a educação do nosso país, querendo levar adiante nossa cultura...

Beeijos!

Alexandra disse...

Silvana muito legal teu blog , cheguei nele atraves de um comentario que tu fez no blog de minha esposa , somos de Novo Hamburgo RS cidade a 40km de POA . Pelo jeito você é apaixonada por natureza e por folclore .Parabéns . VALDIR

alegria de viver disse...

Olá Silvana
Bela postagem, é a história de um boi muito famoso.
Com muito carinho BJS.

Gerana Damulakis disse...

São tantas histórias boas, tantas.
Gostei muito de saber a do boi, não fazia idéia. Adorei. Este blog é ótimo, ótimo, ótimo!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho.

Tomei a liberdade de novamente postar no meu blog.

Blog O Último dos Moicanos
http://fnorronha.blogspot.com

Luiza disse...

Muito legal seu blog !!Amei!! É muito bom conhecermos nossas ricas lendas!!
Fiquei muito feliz em ver essa foto na postagem O auto do boi.Essa foto é do Boi Bumbá Caprichoso aqui de Parintins!!Que bom ver nossa cultura sendo divulgada !!!