Sua localização é privilegiada, em ponto montanhoso e elevado a 1.440 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor, vales e montanhas incluídos), faz com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza, de pessoas ligadas às artes em geral e de quem é adepto a caça de OVNIs ( disco voadores).
Alguns acreditam que a cidade de São Thomé das Letras seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas de vários pontos do mundo, gerando a alcunha de "Cidade Mística".
É a fatia dos céus mais linda e estrelada que meus olhos puderam ver.Sem contar com o pôr-do-sol : inigualável ! Um pedacinho do mundo abençoado por sua beleza e energia. A minha estada de quinze dias me fez viajar no tempo por conta de alguns muitos contadores de "causos" que existe na pequena cidade, um deles até bem conhecido de todos que lá excurcionam - o Tio Zé .
Bem, vamos lá. Foi desse jeito que eu ouvi dizer...
No final do século XVIII, um escravo de nome João Antão, da fazenda Campo Alegre, mal tratado por seu senhor, fugiu e encontrou uma gruta no alto da montanha que oferecia abrigo e uma ampla visão das montanhas ao redor.
Ali ele se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.
Um dia, um homem de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo fugitivo, perguntando-lhe o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria perdoado.
Sem outra alternativa, João obedeceu. Ao ler a carta, seu senhor João Francisco - patriarca da família Junqueira -, admirou-se com a letra impecável e tão fino papel, incomuns para aquele tempo. Resolveu, então, ir até a gruta onde o escravo estivera, não encontrando mais ninguém. Porém, constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Thomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira.
Assim, o senhor da fazenda, extremamente religioso, decidiu por colocá-la na capela, hoje substituída pela Igreja Matriz, perdoando o escravo por sua fuga.
E quanto ao senhor de vestes brancas... esse nunca mais foi visto.
Só que existem muitos mistérios entre o céu e a terra que possamos imaginar...
Durante as obras de construção da Igreja, foram encontradas diversas pinturas em tom avermelhado na entrada da gruta, muito semelhantes a letras.
Acreditava-se que estas marcas foram deixadas pelo santo, como prova de sua aparição.
E você, o que acha disso ?
32 comentários:
Eu penso que sim!Já visitei essa cidade maravilhosa,de pedras e lindas cachoeiras.Tem mesmo um ar misterioso e místico!Adorei seu texto!Bjs,
Silvana, uma das coisas que mais sinto falta é do céu estrelado por aqui.
Boa semana
boa pergunta? vc tirou alguma conclusão? digo isso porque tudo leva a crer que tratava-se de São Tomé mesmo. Agora, como ele mesmo disse "ver para crer", o mistério continuará por muito tempo. Seu blog é um modelo de cultura e conhecimento. Abraço
Apenas conhecia-a pois meu primo teve pousada lá, o pouco que sei foi com ele e o mais tive a oportunidade de conhecer por aqui, obrigada pela partilha.
Uma ótima tarde pra vc amiga.
beijooo.
Ver para crer, disse S. Tomé, contudo parece ser mesmo ele. Fica o enigma.
Abraço
Luisa
Sil
É realmente como vc disse: DIVINA e tem uma energia inexplicável! Quem ainda não conhece deve incluí-la num próximo roteiro.
Beijuuss n.c.
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com
Olá Silvana, que história linda, igual a cidade. sou louca pra conhecer São Thomé, um dia chego lá! Bjs!
Nunca tinha ouvido esta lenda pois já percebeu que sou Portuguesa e esta lenda deve estar profundamente ligada A S. Tomé das Letras, obviamente.
Mas... em se tratando de S. Tomé... melhor ver para crer.
Deve ter sido por isso que ele deixou as letras para que acreditassem na sua estadia por aquelas paragens.
Gostei de saber mais esta lenda de um sítio que gostaria de visitar um dia devido ao seu misticismo.
Silvana
Toda vez que visito seu blog, é um prazer enorme ler o que escreves.
Acho que não foi o São Tomé, mas que foi algo sobrenatural que ocorreu, isso foi.
Lindo lugar, se um dia um puder, vou conhecer "São Tomé das letras".
Beijos,
passei ,adorei mais uma lenda que desconecia.
Beijos.
Olá!
Adoro histórias, adoro contos e adoro causos...
Esse foi ótimo.
Um abraço
Olá Silvana,
Eu acho que voce é demais. Cada vez trazendo mais cultura, muito obrigada.
Beijo.
Muito interessante a história.
beijos
Olá querida
Ouvi falar muito de São Tomé das Letras, e também acho que onde á fumaça á fogo. Portanto é mistica.
Com muito carinho BJS.
Acho que as letras foram deixadas justamente para nós vermos para crer... será??? Assim temos desculpas pra fazer uma visitinha nesse lugar que deve ser um encanto!!! Lindo post
Bjo bjo
Gi
Nossa... a história é bela!
Eu acredito sim.
Um grande abraço.
Ah... ainda mais, que existe aquela história bíblica, de que São Thomé só acreditava no que via.
Uma das cidades mais lindas que eu já conheci!
bjs.
Cidade DIVINÍSSIMA!!! Gostaria muito de ir conhece-la, viagei pouco em minha vida, à muitos lugares que ainda quero conhecer. Você tem me dado oportunidade de viajar sem sair da frente do meu not!!!
Bjinhussssssss
Visitando estes escritos maravilhosos...
Que maravilha, fiquei com muita vontade de conhecer...
Cacau
Olá, Silvana!
Fascinante estória. Esses enigmas sempre mexem com a imaginação...
Bjs.
Penso que sim.
A história é muito bonita.
É ver para crê. Vai saber?! Não conheço São Thomé mas minha menina mais velha é frequentadora do lugar. Gosta de ir acampar por lá. Marido e eu temos o som do Ventania em casa (figuríssima de São Thomé)as vezes o o ouvimos e nos divertimos horrores. O som dele é uma graça. Beijocas!
BOM DIA!...
O que importa não é a veridicidade dessa ou daquela história, o que importa é a poesia que sai dessas histórias. S. Tomé tem mais poesia que mistérios. E isso é lindo.
Um beijo.
Ps. Obrigado por visitar o ESSAPALAVRA.
Que bom que você esteve aqui, no meu estado...
E vejam só no que rendeu:
Uma bela história!
Eu já fui lá em São Thomé das letras cidade dos hippies é linda, não sabia dessa hitória..beijooO
Viver é ter chance de acreditar que,
a cada dia podemos fazer mais que imaginávamos.
É acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé,inspiração maior.
É buscar nas pequenas coisas,
um grande motivo pra ser feliz.
Um ótimo dia pra vc.
beijooo.
Acredito fielmente que ali esteve este homem e ali ainda o está, mas nossa pequenez não permite que o vizualizemos... mas ainda sim sem o ver ele nem o sentir, ele ali o está....
Senão me engano, quartzo é um tipo de cristal, será que serve para filtrar energias também?
Alienigenas eu acho dificil, pois depende de como se faz o calculo, dá milhares de civilizações alienigenas, ou nenhuma (tem um cálculo para determinar isto)...
Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.
Olá, Silvana!
Que surpresa agradável este texto sobre São Thomé das Letras! Passei o verão inteiro de 97/98 por lá. Foi o lugar que mais visitei nos anos 90, depois nunca mais voltei.
Era simplesmente fantástico... lembro até hoje das lindas tardes de pôr-do-sol na pirâmide ao som de beto guedes, zé ramalho...
Um grande abraço,
Ricardo Riso
Postar um comentário