terça-feira, 15 de setembro de 2009

A ARTE NAIF NO BRASIL.



O adjetivo "naïf" é o mais empregado para o gênero de pintura chamado também de ingênuo e às vezes primitiva (no Brasil) - está totalmente vinculada à arte popular nacional, mas ainda não é valorizada internamente.
Na época em que foi lançado, o termo "naïf" era um apelido, como em outras épocas, os pintores foram chamados de impressionistas, cubistas, futuristas, etc.
Os "naïfs", em geral, são autodidatas e sua pintura não é ligada a nenhuma escola ou tendência.
Essa é a força desses artistas que podem pintar sem regras, nem constrangimentos. Podem ousar tudo. São os "poetas anarquistas do pincel".
Ser "naïf" é um estado de espírito que leva a uma maneira toda pessoal de pintar. Podemos encontrar pintores "naïfs" entre sapateiros, carteiros, donas de casa, médicos, jornalistas e diplomatas.
A "arte naïf" transcende o que se convencionou chamar de arte popular.
O Brasil junto com a França, a ex-Iugoslávia, o Haiti e a Itália, é um dos "cinco grandes " da arte naïf no mundo. Um grande número de obras de pintores "naïfs" brasileiros faz parte do acervo dos principais museus de arte naïf existentes no mundo.
Os quadros de naïfs brasileiros são reproduzidos nos mais importantes livros estrangeiros sobre essa arte.
O psicanalista Carl Jung chegou a afirmar que "os pintores "naïfs" representam os últimos ecos da alma coletiva em vias de desaparecimento".
O colecionador Lucien Finkelstein concorda: "afirmo com plena convicção que, fora de nossas fronteiras, os pintores "naïfs" do Brasil são autênticos porta-bandeiras da pintura brasileira de todas as tendências e de todas as épocas".
O Brasil é um berço da pintura ingênua. As solicitações sensoriais criadas por um país tropical e por sua cultura popular, ligadas à liberdade gerada pela arte moderna, fizeram surgir nos campos e nas cidades milhares de ingênuos.


 Visite :

Museu Internacional de Arte Naif do Brasil.
 Rua Cosme Velho, 561 - Cosme Velho - Rio de Janeiro-RJ - Brasil.


óleo sobre tela, 50 x 60
(Obra selecionada para a 14 ª Bienal Naïf em Jagodina - Sérvia - EUR)
  WWW.THAISIBANEZ.COM

Eu já estive lá algumas vezes: é o máximo.É tudo muito colorido. Os painéis são lindíssimos. 
O museu fica ao lado da estação do bondinho para o Corcovado. 
Não tem como errar.


Saudações Florestais !

10 comentários:

Anabela disse...

Muito bonita essas pinturas,eu nunca estive no Brasil,mas espero um dia passar la umas ferias,quanto á varinha magica eu acho que é a vossa borboleta,é aquele aparelho que passa a batata da sopa em pure,bjs

Cláudia Marques disse...

Essa 1ª pintura é linda!

gosto muito de pintura naïf, tem tanto sentimento, tanta cor, é vibrante, cheia de vida. E não acho é que seja tão "ingénua" como isso, no sentido de simples, acho até bastante elaborada, pelo menos eu era incapaz de fazer algo semelhante... :)

bjs

Carlota e a Turmalina disse...

Gosto muito da arte naif produzida no Recife e adjacências.Seu post me fez lembrar qdo eu era editora de cultura e um reporter escreveu sobre um exposição de arte naif.A primeria pergunta que fiz foi se ele saberia me definir o termo naif.E é claro que não.Pedi que primeiro ele fosse entender o significado deste estilo para depois conversarmos, E funcionou :o)

Anônimo disse...

Que beleza de blog heim!
Fiquei encantada!
Muito obrigada pela visita e mais ainda por me dar o privilegio de acompanhar meu blog.
Agora estarei sempre por aqui.
Volte sempre e fique à vontade! A casa é sua.
Bjs.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Silvana
Parabéns por mais esta deliciosa postagem. Sempre gostei muito da Arte Naif, com suas cores, a forma de movimentos, a mensagem popular gravada em cada uma delas, a alegria que nos passam. E autênticas, o que é mais importante.
Não sou entendida em arte, apenas sinto o que vejo e, neste caso, gosto do que vejo, muito.
beijos

Jens disse...

Uau, post bonito e elucidativo, Silvana. Gostei.

Um beijo.

Gaspar de Jesus disse...

Olá SILVANA
Seja muito bem vinda a este meu cantinho.
Ao entrar neste seu FABULOSO BLOGUE só encontro uma palavra:
ES-PE-TA-CU-LAR!!!
Passarei por aqui sempre que possa!
Bjs
G.J.

THAÍS GOMEZ disse...

Olá Silvana!
Navegando na internet encontrei o teu blog, e adorei! me surpreendi o ver algumas de minhas telas aqui publicadas no "A Arte Naif no Brasil" e te agradeço por isso!
Deixo aqui um convite à todos para uma visita no meu site onde poderão conhecer melhor a minha arte:
www.thaisibanez.com
Beijo!

Thaís Ibañez

Alexandra disse...

Silvana, aqui em Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul, temos o Carlos Alberto de Oliveira o "Carlão" - artista que se expressa através da arte naif. O trabalho dele é muito legal, visita as escolas, conta sua trajetória para as crianças e pinta com eles.

Jeanne Bringel disse...

Amei seu blog é fantástico o Brasil é realmente lindo!!!!!!
O meu noivo tem uma pequena agência de turismo , somos do interior do nordete e por enquanto o mais pedido são as viagens para o litoral do nordeste que é muito lindo apesar da mídia divulgar sempre o nordeste como uma região que só passa fome.
ah, sou professora de educação infantil e se vc tiver algumas dicas de como repassar as belezas do nosso pais para as meus bebês de forma bem dinâmica me avisa tá?
Boa sorte e muitas felicidades!!!!