Na época em que foi lançado, o termo "naïf" era um apelido, como em outras épocas, os pintores foram chamados de impressionistas, cubistas, futuristas, etc.
Os "naïfs", em geral, são autodidatas e sua pintura não é ligada a nenhuma escola ou tendência.
Essa é a força desses artistas que podem pintar sem regras, nem constrangimentos. Podem ousar tudo. São os "poetas anarquistas do pincel".


A "arte naïf" transcende o que se convencionou chamar de arte popular.
O Brasil junto com a França, a ex-Iugoslávia, o Haiti e a Itália, é um dos "cinco grandes " da arte naïf no mundo. Um grande número de obras de pintores "naïfs" brasileiros faz parte do acervo dos principais museus de arte naïf existentes no mundo.

O psicanalista Carl Jung chegou a afirmar que "os pintores "naïfs" representam os últimos ecos da alma coletiva em vias de desaparecimento".
O colecionador Lucien Finkelstein concorda: "afirmo com plena convicção que, fora de nossas fronteiras, os pintores "naïfs" do Brasil são autênticos porta-bandeiras da pintura brasileira de todas as tendências e de todas as épocas".
O Brasil é um berço da pintura ingênua. As solicitações sensoriais criadas por um país tropical e por sua cultura popular, ligadas à liberdade gerada pela arte moderna, fizeram surgir nos campos e nas cidades milhares de ingênuos.
Visite :
Museu Internacional de Arte Naif do Brasil.
Rua Cosme Velho, 561 - Cosme Velho - Rio de Janeiro-RJ - Brasil.
óleo sobre tela, 50 x 60
Eu já estive lá algumas vezes: é o máximo.É tudo muito colorido. Os painéis são lindíssimos.
O museu fica ao lado da estação do bondinho para o Corcovado.
Não tem como errar.
Saudações Florestais !
10 comentários:
Muito bonita essas pinturas,eu nunca estive no Brasil,mas espero um dia passar la umas ferias,quanto á varinha magica eu acho que é a vossa borboleta,é aquele aparelho que passa a batata da sopa em pure,bjs
Essa 1ª pintura é linda!
gosto muito de pintura naïf, tem tanto sentimento, tanta cor, é vibrante, cheia de vida. E não acho é que seja tão "ingénua" como isso, no sentido de simples, acho até bastante elaborada, pelo menos eu era incapaz de fazer algo semelhante... :)
bjs
Gosto muito da arte naif produzida no Recife e adjacências.Seu post me fez lembrar qdo eu era editora de cultura e um reporter escreveu sobre um exposição de arte naif.A primeria pergunta que fiz foi se ele saberia me definir o termo naif.E é claro que não.Pedi que primeiro ele fosse entender o significado deste estilo para depois conversarmos, E funcionou :o)
Que beleza de blog heim!
Fiquei encantada!
Muito obrigada pela visita e mais ainda por me dar o privilegio de acompanhar meu blog.
Agora estarei sempre por aqui.
Volte sempre e fique à vontade! A casa é sua.
Bjs.
Silvana
Parabéns por mais esta deliciosa postagem. Sempre gostei muito da Arte Naif, com suas cores, a forma de movimentos, a mensagem popular gravada em cada uma delas, a alegria que nos passam. E autênticas, o que é mais importante.
Não sou entendida em arte, apenas sinto o que vejo e, neste caso, gosto do que vejo, muito.
beijos
Uau, post bonito e elucidativo, Silvana. Gostei.
Um beijo.
Olá SILVANA
Seja muito bem vinda a este meu cantinho.
Ao entrar neste seu FABULOSO BLOGUE só encontro uma palavra:
ES-PE-TA-CU-LAR!!!
Passarei por aqui sempre que possa!
Bjs
G.J.
Olá Silvana!
Navegando na internet encontrei o teu blog, e adorei! me surpreendi o ver algumas de minhas telas aqui publicadas no "A Arte Naif no Brasil" e te agradeço por isso!
Deixo aqui um convite à todos para uma visita no meu site onde poderão conhecer melhor a minha arte:
www.thaisibanez.com
Beijo!
Thaís Ibañez
Silvana, aqui em Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul, temos o Carlos Alberto de Oliveira o "Carlão" - artista que se expressa através da arte naif. O trabalho dele é muito legal, visita as escolas, conta sua trajetória para as crianças e pinta com eles.
Amei seu blog é fantástico o Brasil é realmente lindo!!!!!!
O meu noivo tem uma pequena agência de turismo , somos do interior do nordete e por enquanto o mais pedido são as viagens para o litoral do nordeste que é muito lindo apesar da mídia divulgar sempre o nordeste como uma região que só passa fome.
ah, sou professora de educação infantil e se vc tiver algumas dicas de como repassar as belezas do nosso pais para as meus bebês de forma bem dinâmica me avisa tá?
Boa sorte e muitas felicidades!!!!
Postar um comentário