segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.




- Hino Nacional Brasileiro em Idioma Tupi-

Nheengarissáua Retamauára

Embeyba Ypiranga sui, pitúua,
Ocendu kirimbáua sacemossú
Cuaracy picirungára, cendyua,
Retama yuakaupé, berabussú.

Cepy quá iauessáua sui ramé,
Itayiuá irumo, iraporepy,
Mumutara sáua, ne pyá upé,
I manossáua oiko iané cepy.

Iassalssú ndê,
Oh moetéua
Auê, Auê !

Brasil ker pi upé, cuaracyáua,
Caissú í saarússáua sui ouié,
Marecê, ne yuakaupé, poranga.
Ocenipuca Curussa iepé !

Turussú reikô, ara rupí, teen,
Ndê poranga, i santáua, ticikyié
Ndê cury quá mbaé-ussú omeen.

Yby moetéua,
Ndê remundú,
Reikô Brasil,
Ndê, iyaissú !

Mira quá yuy sui sy catú,
Ndê, ixaissú, Brasil!

Ienotyua catú pupé reicô,
Memê, paráteapú, quá ara upé,
Ndê recendy, potyr America sui.
I Cuaracy omucendy iané !

Inti orecó purangáua pyré
Ndê nhu soryssára omeen potyra pyré,
ìCicué pyré orecó iané caaussúî.
Iané cicué, ìndê pyá upé, saissú pyréî.

Iassalsú ndê,
Oh moetéua
Auê, Auê !

Brasil, ndê pana iacy-tatá-uára
Toicô rangáua quá caissú retê,
I quá-pana iakyra-tauá tonhee
Cuire catuana, ieorobiára kuecê.

Supí tacape repuama remé
Ne mira apgáua omaramunhã,
Iamoetê ndê, inti iacekyé.

Yby moetéua,
Ndê remundú,
Reicô Brasil,
Ndê, iyaissú !

Mira quá yuy sui sy catú,
Ndê, ixaissú,
Brasil!


PARABÉNS AO POVO BRASILEIRO POR TUDO QUE CONSEGUIMOS CONQUISTAR

ATÉ O PRESENTE MOMENTO.


Saudações Florestais !

11 comentários:

Maria Izabel Viegas disse...

Silvana,lindíssimo Blog,fico encantada com ests memórias de nosso povo. São as vozes de nossos ancestrais ecoando pela tua voz!
Obrigada por me visitar.
E permita-me colocar no meu Blog
http://viajantesnalinhadotempo.blogspot.com, onde eu sempre posto mensagens sobre a defesa do nosso solo e de nossa Terra-Gaia, um link para este belíssimo Hino Nacional Brasileiro em língua tupi.
Claro que coloco teu endereço e um pequeno trecho. posso?
Gostaria de fazê-lo agora... seu Blog deve ser colocado em evidência.
É maravilhoso, minha linda!
Beijos querida, prazer em te conhecer!

Paula Mello disse...

Silvana, adorei sua visita ao meu pessegueiro menino e ao meu Quintal! Seja sempre bem vinda! Adorei seu blog, amo tudo o que diz respeito aos indios, até por que meu mentor espiritual é um...Lindo, mesmo! Vou ter que voltar muuuuuitas vezes para ler e ver tudo, e farei, pode deixar! Estou te linkando lá no Quintal.
Uma semana iluminada!

MAY disse...

Saudações!

Rosan disse...

Silvana.
Que maravilha esse hino na lingua indígena.
Tentei cantar lendo a letra, me atrapalhei um pouco, mas é muito bom.
Obrigada pela visita aos meus cactus, e por seguir, volte sempre.
Também eu vou seguirte para não te perder de vista
Continue com esse belíssimo trabalho, ele é muito importante para todos nós.
Um grande abraço.
Rosan.

ney disse...

Silvana,
Obrigado pela visita ao meu blog, pelo comentário, é sempre uma motivação, e vamos tentando fazer melhor. E assim criamos pontes, vamos trocando idéias, aprendendo, e temos mais chances de nos tornarmos mais integrados, coerentes e humanos. Belo trabalho o seu, valorizando nossas identidades, dizendo dessas nossas belezas, do desejo de um Brasil melhor e livre. Parabéns. ney/

MARCELO DALLA disse...

Muito prazer! Que lindo o hino nacional em Tupi, fiquei encantado. Já virei freguês do seu espaço tb!!
Quanto a pergunta q fez, sobre o plano de fundo do blog, veja este post aqui:
http://marcelodalla.blogspot.com/2009/06/o-dalla-blog-comemora-um-ano-com-novo.html

Bjo e boa semana pra ti!

Andy disse...

Adorei o seu blog, cheio de vida!
Lindíssimo!
Obg.
Saudações lunares...

»¤Þ䵣䤫 disse...

olá... parabéns pelo post...
viva o Brasil!!!
assim q der um tempinho faça uma visita em

http://www.paulacavequia.blogspot.com

lá vc irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, gostaria mto de lhe ter como membro no meu blog... dê sua sugestão, critica, opinião...

JUREMA disse...

Tudo de bom esta tua floresta ENCANTADA, quero me perder nela ,para nunca mais ser ENCONTRADA.
Pratico viagem xamanica a bastante tempo e tambem tenho na minha equipe espiritual, um velho indio xamã ,que me passa muitos CONHECIMENTOS que podem me ajudar a evitar ABORRECIMENTOS com o povo de Deus.
E quanto ao teu pedido ,deixei no meu blog registrada a tua resposta.
Obrigada por ter deixado uma trilha nesta floresta para eu ENTRAR, só não sei se vou VOLTAR ,igual depois da saída.
Abraços

Blog da Nô disse...

Olá, Silvana!

Passei para conhecer o seu blog, pois vi um comentário seu no blog da Paula, Com Carinho, que me chamou a atenção!
Ainda bem que assim foi! Amei o blog e já o estou seguindo e vou linká-lo no meu!
Parabéns!
Um beijo!

Monica disse...

Amiga, seu blog é lindo!!!!
Seus ideais saõ abençoados!!!
Parabéns e que Deus te abençoe!!!
Beijos