Foi, pois, dessa árvore de que se extraía uma tintura vermelha, que a população nativa já usava para tingimento de fibras do algodão, que se derivou o nome "Brasil", embora a discussão sobre a origem do nome esteja longe do fim.
O então rei de Portugal firma um contrato com os mercadores para a exploração da madeira nas novas terras. Em troca, eles deveriam enviar navios ao Brasil, construir e manter aqui uma fortaleza, e pagar impostos à Coroa. Assim nesceram os "brasileiros", nome dado aos comerciantes do pau-brasil.
O escambo foi uma das maneiras utilizadas para explorar o trabalho indígena na extração da madeira.
Na base da troca de miçangas, tecidos e roupas, canivetes, facas e outros objetos, os nativos derrubavam as árvores, obtinham as toras e armazenavam nas feitorias.
O Pau-Brasil ocupou o centro da história brasileira durante todo o primeiro século da colonização. Abundante na época da chegada dos portugueses e hoje quase extinta, atualmente só é encontrada em jardins botânicos e em parques nacionais, plantada vez por outra em cerimônias patrióticas.

O Brasil deve igualmente ao Pau-Brasil uma das suas principais masnifestações artísticas. Oswald de Andrade, no que denominou "Manifesto Pau-Brasil", publicado em 18 de março de 1924 no Correio da Manhã do Rio de Janeiro, deu nova dimensão à arte brasileira, contrastando, sem rejeitar o internacionalismo, o Brasil mulato e tropical com o da indústria moderna.
"(...) A Poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas, um sujeito magro compondo uma valsa para flauta e a Maricota lendo o jornal. No jornal anda todo o presente.
Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livres.
Temos a base dupla e presente - a floresta e a escola. A raça crédula e dualista e a geometria, a álgebra e a química logo depois da mamadeira e do chá de erva- doce. Um misto de "dorme-nenê que o bicho vai pegá" e de equações.
Uma visão que bata nos cilindros dos moinhos, nas turbinas elétricas; nas usinas produtoras, nas questões cambiais, sem eprder de vista o Museu Nacional. Pau-Brasil.
(...) Bárbaros, crédulos, pitorescos e meigos. Leitores de jornais. Pau-Brasil. A floresta e a escola. O Museu Nacional. A cozinha, o minério e a dança. A vegetação. Pau-Brasil."
- Oswald de Andrade-
Esta nação, que tem a maior biodiversidade do mundo, cujo nome veio de uma árvore, foi motivo da devastação de um dos mais ricos ecossistemas do planeta e deve, para não deixar repetir o que aconteceu no passado, fazer cumprir a legislação ambiental, para que o potencial de suas florestas não continue sendo explorado irracionalmente.
13 comentários:
Já esta na hora das pessoas se conscientizarem que tem que preservar.
É duro, mas não impossível, se deixarmos estes caras vão explodir o planeta.
Abraços
Não da mais pra adiar ou pra fazer de conta que tudo bem, já estamos em situação de perigo.
beijos
so quando se tomam medidas drasticas e ás vezes nem assim ,e que as pessoas são educadas...,devo dizer te que os moveis antigos feitos em pau-brasil,eram lindos...,bjs
Na minha escola "UFRRJ", onde passei alguns bons anos de minha vida, tinha um pé de pau-brasil, onde nos refugiávamos na sua sombra.
Bjs.
Oi, Silvana:
Gostei muito do seu blog !
Vou percorrê-lo todo, aos poucos, pois ele está bem grandinho.
Suas imagens são maravilhosas, e de temas que me interessam profundamente. Se você caminhou um pouquinho pelo meu blog já percebeu que sou uma ambientalista confessa.
Beijo
PS: vou acrescentá-la na minha Lista de Blogs.
E foi assim que eu ouvi falar algo melhor para a nossa nação.
Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.
Oi tudo bem?
Bom, vi que você teu uma passada no meu blog que bom!
Não sabe o quanto que fico satisfeito, é um prazer der você como uma amigas das palavras,
Bom, só passei rápido por que acabei de chegar de viagem, mais com certeza vasculharei os seus blogs por inteiro,
Até breve!
Silvana,
conheci você não por acaso...
Sou membro participante do Empório do Café.
Menina, que rico e esclarecedor é esse teu blog! Obrigada por nos apresentar a ele. Estou seguindo-o, e voltarei para ver os posts mais antigos, aguarde-me.
Hola, muito obrigada pela visita.
Amei seu blog, amo tudo que fala do nosso Brasil, só quem vive fora é que sabe a importância de tudo que tem ai, a falar da solidariedade dos brasileiros.
Muita paz e luz.
INDIANA
Puxa, adorei este blog. Voltarei pra ler TODAS as histórias...todas!
Prezada Silvana Nunes, sou defensor da Amazonia e sinto necessidade de defender o que é nosso, portanto, acredito que possa me ajudar publicando a mensagem que enviei ao blog fatos e dados da Petrobras (abaixo transcrita) que poderá alterar a disposição dessa oposição em prejudicar a Petrobras senão desmascaro eles. Acredito que a tendência dessa CPI seja esvaziar assim como ocorreu na última sessão adiada:
"Fiz um estudo na capital americana, voltei ao Brasil e enviei inocentemente à FHC em Junho de 1993. Fui atropelado por carro de placa fria em abril de 1994 e se elegeram em 1995. Assim o governo do PSDB que existiu foi por causa de um crime ! Foi ilegítimo ! Desafio o Ministério Público verificar e peço ajuda encaminharem (estou em cadeira de rodas devido ao atropelamento e não me arrisco sofrer outro atentado), pois, é assunto de interesse nacional, logo, é nula essa oposição e nula essa CPI da Petrobras."
http://modelobrasil.wordpress.com/
Vlw, Silvana Ajuudo Mt Tô No 3º Ano E A Matéria É Essa Aii, Se Euh Nãao Responder Gaanho Biilete Vlw Nãao, Voou Gaanhar Biilete Urru '-'
Obg. Silvana '-'
De : Maria Eduarda Vicente
Postar um comentário