sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A LENDA DA SAMAMBAIA - AÇU.



Eu ouvi dizer que a samambaia-açu, é uma planta  que nasce nas florestas virgens, cuja fruta amadurece e cai nas sextas-feiras santas, à meia-noite.

Quem dela se apossar obterá riquezas, muitas riquezas. Porém, é preciso ser dotado de muita bravura, pois ela pertence ao Diabo, que, nesse dia, aguarda na espreita o seu amadurecimento para levá-lo consigo.

Quem ambicionar que cave o solo, em torno da árvore, desenhando o signo-de-são-salomão de sete cruzes e se coloque dentro do desenho, para se livrar das garras do tinhoso, que se enfurece por não conseguir colher a fruta talismã.

..........................

A samambaia-açu é uma espécie em extinção. Antigamente era usada para fabricar vasos e comercializada com o nome de "xaxim". 
Atualmente sua extração está proibida pelo IBAMA.

8 comentários:

Nê A. Vieira disse...

Que maneiro seu blog!
Arrazou!

Bjao

Anabela disse...

Tanta coisa que eu não conheço,são os frutos que falas,são as árvores,meu deus,estou a conhecer tanta coisa no teu blog!Estas lendas fascina me pela capacidade que o ser humano tem de acreditar e arranjar sempre um explicação para o que existe...,para o que acontece,bjs

angela disse...

Não sabia que ela estava sob proteção do Ibama.
beijos

Anônimo disse...

Silvana, aquí é só aprender e agradecer sua pesquisa cultural. Uma maravilha sua disponibilidade para tal. Um beijo e Saudações Florestais!
Manoel.

Amanda Pereira disse...

Olá Silvana,
Gostei muito dos seus espaços e também pretendo voltar ;)
Obrigada pela visita.
Bjinhus,
Amanda.

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Ola silvia, adorei o seu blog, parabens!
Vi que você é uma adimiradora da pintura, poesia e arte em geral!
Notei que está me seguindo no meu blog, como foi que você que o conheceu?
A partir de agora comentarei sempre seu blog!

Abraço!

Norma Villares disse...

Bacana! São tantas informações que desconhecemos, e com o uso demasiado do xaxim, ela está na zona de extinção. Muito bom seu blog. Abraços ecológicos

J Araújo disse...

Silvana, parabéns pelo trabalho de pesquisa; coicidência ou não, a algum tempo atrá pensei em contar essa lenda que ouvi muito em meu tempo de infância lá nas serras de minas.

Como encontrei aqui achei o maximo em saber que vc também se interessa por trazer a cultura popular do homem do campo para o conhecimento geral.

Mais uma vez parabéns!!
Bj