domingo, 13 de setembro de 2009

O CÍRIO DE NAZARÉ.

O "Círio de Nazaré" , em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, sendo celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará.Hoje ela é  É  comemorada no 2°domingo de outubro.
 O Termo "círio" tem origem na palavra latina "cereus", que significa vela grande.
Segundo a tradição oral dos mais velhos, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré surgiu do encontro de um agricultor e lenhador, chamado Plácido José de Souza, com a imagem da santa, às margens do igarapé Murucutu, onde está localizada atualmente a Basílica de Nazaré. 
O humilde caboclo decidiu levar a imagem para sua casa, porém, ela retornou misteriosamente ao local onde tinha sido encontrada. O ocorrido repetiu-se várias vezes, até que Plácido resolveu construir, às margens do igarapé, uma ermida tosca. Tal episódio tornou-se conhecido por toda a região como milagroso, o que atraiu centenas de fiéis para ver de perto a imagem e prestar-lhe culto. 
Desde então, o Círio é festejado em procissão de fé e de longas caminhadas, na qual milhares de pessoas  vindas de todas as partes do mundo, acompanham a santa pelas ruas de Belém.


Saudações Florestais !

3 comentários:

Anabela disse...

Silvana,mostra uma fotografia desses colares,fiquei curiosa!em relaçao ao microondas,eu utilizo mais para aquecer comida,mas vi este bolo e fiquei curiosa,resulta...,claro que sao melhores os de forno mas para remediar é bom,o teu blog é nota maxima,adoro,bjs

Dora Regina disse...

Silvana, lindo e sugestivo o seu blog, passarei sempre por aqui.
Um grande abraço.
Bjusss :))

Léa Paraense Serra disse...

Ao acessar, fiquei ávida por uma história sobre a cultura paraense: deparei-me com a postagem sobre o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Neste ano, o 217º, estamos em plena festividade. Será que estou certa? Caso contrário, corrigirei na próxima visita. E serão inúmeras! Haja casos pra ler. Gostei muito! Abraço.