Sobre esta formação granítica conta-se uma lenda bastante curiosa, passada de geração para geração, sobre um frade que se apaixonou por uma freira que com ele trabalhava na cristianização dos povos nativos da região, e que devido as circunstâncias, acabou sendo correspondido.
Diante do fato e do sofrimento de ambos, divididos entre o celibato e o amor, Deus decidiu eternizar esse sentimento transformando-os em pedra.
Quando o Brasil engatinhava na sua tragetória, chegaram aqui os semeadores da fé, pois a história nos conta que há mais de 400 anos os frades andavam pela região sul do estado em busca de ouro e de almas, o que acabou dando credibilidade à lenda .
e como que num hábito embuçado,
pôs, naquele recanto, a natureza
a figura de um frade recurvado.
E sob um negro manto de tristeza
vê-se uma freira , tímida ao seu lado,
que vive ali rezando, com certeza,
uma oração de amor e de pecado.
Diz a lenda - uma lenda que espalharam -
houve um frade e uma freira que se amara
E eternizou o amor dos dois amantes
Nessas duas montanhas de granito.
Às margens do Itapemirim, sobre os fundamentos de granito, ergueu-se o casal, confabulando juras de amor, ouvidas pelas tempestades e compreendidas pelos passarinhos. Deus não os separou, nem os uniu, mas os deixou devidamente próximos em atitude de reza, frente a frente.
E assim permanecerão para sempre..
.
21 comentários:
Oh gente!
Que lindeza de história Silvana.
Bjs.
Que lenda mais linda! A pedra realmente parece um frade e uma freira né! Bjinhos
QUERIDA SILVANA, MAIS UMA EXTRAORDINÁRIA HISTÓRIA, COM UMA BELÍSSIMA FOTO A ILUSTRAR... DESEJO-TE UM MARAVILHOSO FIM DE SEMANA... ABRAÇO-TE COM MUITO CARINHO,
FERNANDINHA
Maravilha de lenda e imagem essa!beijos,tudo de bom,chica
Olá! Fiquei muito feliz com sua visita. Apareça sempre. Adorei seu espaço também, muito inspirador e interessante. saudações florestais, beijos Tânia
E é um bom destino estar frente a frente ao seu amor.
beijos
E mais uma vez o amor é condenado, ou não correspondido, ou dolorido, ou sofrido, quero um amor feliz pra dividir...
Um abraço.
Silvana,
Parabéns pelo blog e pela preservação de nossa cultura. As lendas brasileiras estão perdendo espaço.
Gostei muito de rever algumas e conhecer outras.
Continue com o excelente trabalho.
Lindo seu trabalho, espero que sempre estejamos nos comunicando. Uma coisa muito interessante que ando fazendo, além de participar do grupo de blogs educativos Yahho,participo muito do twitter. Temos uma boa participação de professores e pesquisadores na área da educação. Parabéns e já estou te seguindo.
Bjs
Esta rocha é girissima,adorei...
Olá querida
É uma bela história, e o amor merece esta homenagem.
Com muito carinho BJS.
olá! Eu amei teu blog. Ainda sou iniciante como bem sabes. Não arrumei minha página, ainda estou aprendendo com o tempo que dá... que sobra! Não li todas as tuas histórias, mas o meio ambiente que me perdoe: preciso imprimir.... não sei se é mania, parece que não gravo o que leio na tela... bom! tb voltarei outras vezes, pois amei tuas histórias!
Muito boa essa lenda!Muito bom um blog que busque as raizes do nosso pais, rico em lendas, folclore e cutlura!
Vejo que voçê se interessa muito pela arte, e ja que você gostar de arte, gostaria que participasse de uma pesquisa que estou fazendo.Na sua opinião qual o valo da arte? Pode se atribuir valores economicos a ela??
Agordo sua resposta!
Abraço!!
Silvana, que linda iniciativa a sua, divulgando e valorizando nosso país através do seu blog. São ações assim que transformam o mundo!
Parabéns.
Bjos
Silvana, você não vai acreditar. Peguei essa imagem e pretendo usar no blog, por conta de minha mãe morar no ES. Gostei de saber dessa lenda.
Bjs.
Oi, Silvana, fiquei contente por ter entrando no meu blog. Achei muito legal o seu, as histórias são ótimas, é um excelente trabalho. Parabéns. Abraços.
Arlania.
Oi, Silvana, fiquei feliz por você ter participado do meu blog. O seu blog é maravilhoso. Adorei os textos. Parabéns.
Olá, Silvana! Paz. Parabéns por este espaço original, criativo, dedicado e colorido. Um encanto!
E obrigada por visitar o meu cantinho...
Abraço,saúde,
Solange Barifouse.
Silvana: quantas histórias escondidas, quanta cultura, quanto folclore que você traz à tona com tanta boniteza! Deu vontade de ir até lá para vez o amor ajoelhado em forma de oração. Grande abraço.
juntos, porém distantes...triste. Mesmo porque o amor jamais foi empecilho para qualquer coisa, muito menos sevir a Deus.
Silvana
Que coisa maravilhosa! Não conhecia esta lenda. E adorei os dois blogs. Vou acompanhar também via Feed, para não perder as preciosidades que você posta aqui.
Bjssss
Postar um comentário