sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BRINCADEIRA DE CRIANÇA E DE ADULTO TAMBÉM.



“Infância mesmo
a gente só pode ter
depois de crescer.
Porque antes
a gente não sabe.”...

Não é uma pena que a gente só descubra a infância depois que ela passou? Que ela seja como um sonho de que só temos consciência quando acordamos, já adultos? Ah, se pudéssemos retornar o sonho, tão próximo e tão distante, interrompido pela vida, para revivê-lo plenamente, com a consciência, com os sentidos despertos, revela o poeta J.G.de Araújo Jorge.
Lembrar da nossa fase de criança é sempre uma coisa muito prazerosa.
E o jogo da amarelinha faz parte dessa memória de todos nós - é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil.
Hoje, em tempos de jogos eletrônicos, internet e televisão, surpreendentemente a brincadeira simples sobrevive firme e forte nos hábitos de milhões de crianças.
Além de amarelinha e pular-macaca, esse jogo é conhecido por muitos nomes diferentes em diversas partes do mundo
Vejamos:
Rio de Janeiro = academia, cademia, marelinha, casco
Bahia = pular-macaco
Minas Gerais = maré
Rio Grande do Norte = avião
Pernambuco = quadrinhos
Rio Grande do Sul - maré, sapata
Santa Catarina= queimei
Espanha = cuadrillo, infernáculo, reinamora, pata coja
Chile e Peru = rayvela
Colombia = coroza, goloza
Estados Unidos = hopscotch
Portugal = pular macaca
França = MARELLE, denominação que deu origem a Amarelinha, Marelinha e maré no Brasil.

PULAR MACACA = Os paralelepipedos, pedras retangulares que eram usadas para pavimentar as vias públicas, também eram chamados de macacos. Como as crianças aproveitavam os riscos geométricos dessas pedras para desenhar o jogo, originou-se o nome pula macaco, que depois virou macaca, talvez por ser um jogo praticado por meninas, que preferiam usar a forma feminina
É um jogo considerado inteligente, pois tem regras que exigem habilidade e bom raciocínio.
Pergunto: - Como é conhecido esse jogo onde você mora?

QUEM NUNCA PULOU AMARELIMNHA QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

Saudações Florestais !

2 comentários:

Miguel disse...

Nostalgia mesmo esta sua postagem. Fiquei recordando velhas brincadeiras dos tempos de escola, os berlindes, os jogos de futebol de rua, momentos prazeirosos e de camaradagem - outras vezes discutíamos acaloradamente, mas no dia seguinte estavamos lá todos outra vez. Momentos que vão rareando nos dias de hoje devido aos computadores, às psp's e playstations. O mundo deste lado, onde impera o betão, está a tornar-se cada vez mais virtual. Um abraço.

Anabela disse...

em Portugal,mais precisamente em Braga que é onde moro chamamos,jogar á macaca...,sabes que realmente só quando somos adultos é que vimos o quanto é bom ser criança,brinquei muito na rua onde moro,eramos muitas crianças,jogavamos ao esconde-esconde,ao lencinho,o maximo,não havia medo de deixar as crianças brincar sozinhas na rua...,tenho pena que os meus filhos nao tenham a mesma juventude que eu,agora deixa los sozinhos no parque nem pensar...,para pena minha,bjs