domingo, 20 de setembro de 2009

E LÁ VEM O PEDRO MALAZARTES.

Um casal de velhos possuía dois filhos homens, João e Pedro, este tão astucioso e vadio que o chamaram Pedro MalazarteS.
Como era gente pobre, o filho mais velho saiu para ganhar a vida, largou a casa indo correr o  mundo.
Logo no primeiro dia encontrou um urubu com uma perna e uma asa quebradas, batendo no meio da estrada. Mais que depressa, agarrou o urubu e meteu-o dentro de um saco, seguindo caminho.
Ao anoitecer estava diante de uma casa grande e bonita, alpendrada. pela janela viu uma mulher guardando vários pratos de comidas saborosas e garrafas de vinho.
Bateu e pediu abrigo mas a mulher recusou, dizendo que não estava em casa o marido e ficava feio um homem de portas adentro.
MalazarteS foi para debaixo de uma árvore e reparou na chegada de um rapaz, ainda moço, recebido com agrados pela dona de casa que o levou imediatamemnte para jantar.
Iam os dois começando a refeição quando o dono da casa apareceu montado num cavalo alazão. O rapaz pulou uma janela e fugiu.
Malazarte deu tempo para o dono da casa mudar o traje e tornou a bater pedindo abrigo e comida. O dono apareceu e mandou-o entrar, lavar as mãos e ir jantar com ele.
Só que a comida que apareceu era outra, bem pobre e malfeita. Malazarte sempre com o urubu dentro do saco, deu com o pé, fazendo-o roncar, começou a falar, baixinho, como se estivesse discutindo.
- Com quem está falando? - perguntou o dono da casa.
- Com esse urubu.
- Urubu falando ?
- Sim, senhor, falando e adivinhando. Esse urubu é ensinado a adivinhar.
- E o que ele está adivinhando agora ?
- Está me dizendo  que naquele armário há um peru assado, arroz de forno, bolo de milho e três garrafas de vinho.
Não diga... Procura aí, mulher !
A mulhger procurou e, fingindo-se assombrada pela surpresa, encontrou tudo quanto anunciara o urubu e trouxe os pratos e o vinho para a mesa.
Comeram fartamente e o dono quis comprar o urubu.
Pela manhã Malazarte, muito contrariado, aceitou o dinheiro alto e foi embora, deixando o urubu que nunca mais adivinhou coisa alguma.

...........................


Pedro Malasartes é o herói preferido da gente simples, quase sempre contra os mais ricos e poderosos.  Tradicionalmente esperto, escorregadio, pai de todas as artimanhas, engsnos, seduções e astúcias, é de se ver como homam do povo, simples, crédulo e humilde, adora ouvir suas histórias.
Vinga-se o popular da sua posição subalterna vendo o personagem sair sempre ganhando, por sua astúcia e por suas artes, dos que lhes são superiores.
Uma espécie de Robin Hood sem armas. Não é criação brasileira, apesar de estar espalhado por todo Brasil. É pesonagem universal, praticamente de todos os países, em todas as épocas.
Há até versões ambiciosas, literárias e intelectuais, como, por exemplo, Pedro de Urdemalas, de Cervantes.
Um estudioso reuniu 318 histórias  e variantes com o personagem, mas este número pode ser infindo, pois sempre que se conta uma história  de algum esperto levando vantagem contra alguém,  logo essa história aparece mais adiante  como "mais uma  do Pedro Malasartes".


E quem não conhece a famosa sopa de pedra de Malasartes ?
Só ele tem a receita.


 "Minha sopa de pedra
tem melhor sabor...
Boto legume da horta,
só pra dar cor...
Verdura fresquinha,
um bocadinho só...
Boto água do rio,
prá ficar melhor."

5 comentários:

Victor Gil disse...

Amiga Silvana.
É um prazer enorme ler estes textos de histórias populares do Brasil. Conhecer é sempre bom, e tuas histórias são realmente um bastante bem escritas. Sem ser Urubu que adivinha, adivinho que vou voltar mais vezes.
Um beijo
Victor Gil

Lourdes disse...

Silvana
Só hoje me foi possível fazer uma visita aos seus blogs. Adorei. Gosto muito de de história e de estórias. Acho muito interessante conhecer os usos e costumes de cada região e vou ficar visita assídua. Já vi que tenho muito que aprender consigo.
Um beijo

angela disse...

Silvana
Velho conhecido este, acho até que Mazzaropi nele se inspirou para fazer seu caipira.
beijos

Anabela disse...

nao conhecia esse rapaz,aqui em portugal conta-mos muito é a historia da sopa de pedra,ninguem dava de comer ao pobre frade e ele numa casa disse que ia fazer a sopa de pedra,e deixou tudo de boca aberta quando no final de todos os ingredientes tarem cozidos retirou a pedra e comeu a sopa,é assim mesmo,para os espertinhos e invejosos pensarem muito antes de negar algo,bjs

Daniel Savio disse...

Maneira e tematica do blog, seria o foclore brasileiro, algo tão esquecido atualmente...

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.