quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SER BOTAFOGO É...

Meus queridos amigos leitores,

Hoje vocês vão me perdoar - a carne é fraca -, mas não poderia deixar de homenagear ( o que é bonito é para ser compartilhado, não é verdade ? ) o meu time do coração com esse belíssimo jogo de palavras, uma declaração de amor, um verdadeiro poema escrito pelo meu ex-professora Artur da Távola.
Tive o prazer de ser sua aluna por ocasião da faculdade de jornalismo que fiz pelos idos de 1978.
Eu se fosse vocês, assistia o vídeo ( na voz de Edson Celulari ), cujo link está no final da página e mudaria imediatamente de lado.
É por isso que digo:

...e ninguém cala, 
esse nosso amor.
E é por isso 
que eu canto assim
É POR TI FOGO !

Saudações Alvinegras !
 ....................................



Ser Botafogo é possuir uma espada de fogo e luz para enfrentar, iluminar e desbravar. É apreciar claras definições e alternativas extremas: a do branco e do negro. É ser súbito, safo, seguro de si. É saber o que quer e querer o que sabe.

É ser estrela, solitária ou solidária, é tomar partido, ousar e desbravar. Ser Botafogo mistura nobreza sem aristocracia com popularidade sem demagogia. É furar, varar, ultrapassar, chegar, enfrentar pedradas, tormentas e adversidades e sempre conhecer a melhor matéria do próprio sonho.

É insistir e crer onde os fracos desistem. É sobranceira, guerra, gorro, rasgo, Biriba, Carlito Rocha, Macaé e superstição. É adorar o embate para torrar e moer a emoção.

Ser Botafogo é clarão do alto da montanha, é esquina carioca, atrito, vontade de "saldanhar" a opressão, é águia, água-forte, firmeza, mais ciência e fúria que pausa ou vacilação.

Ser Botafogo é "garrinchar" a vida com a elegância de um Nilton Santos e as peraltices de Quarentinha. É gostar de peleja, vitalidade, capacidade de decidir, autenticidade, batida de limão, filé com fritas, passear na chuva, sanduíche de mortadela, filme de heroísmo, goleiro valente, contrastes intensos; é curar gripe com alho, mel e agrião.

Ser Botafogo é saber discordar da desconfiança. É deprimir-se e recolher-se até voltar a labareda. Aí é bater de frente, olhar firme, detestar receio, medo, pântano, mentira e derrisão. É conhecer o risco e ousá-lo e tudo fazer com categoria e vontade de viver. É vencer.

Ser Botafogo é não desistir de insistir, de teimar e buscar. É faca, fato, feito, festa, furor. Queimadura.

Ser Botafogo é buscar a forma nobre de competir e saber empunhar a estrela da vitória maior. É fazer da vida festa e furacão; flor e labareda; esperança e realização.


( Artur da Távola )


Assista ao vídeo:

 http://www.youtube.com/watch?v=CZeEtl9geLU


 

9 comentários:

Anabela disse...

Parabens para a tua equipe de futebolo,eu torço pelo Braga,do meu coraçao,e estamos em primeiro na liga(nao sei qte quando,mas...)

Anônimo disse...

E sabe o que é ser atleticano e torcer pro galo maislindodomundo?
É encontrar uma vaca em cima de uma árvore. A gente não sabe como ela chegou lá, mas tem certeza que ela vai cair a qualquer momento.
Bom dia querida!
Bjs.

carolina disse...

Linda a tua homenagem para o botafogo! Adorei muitooo.Botafogo no coração, Glorioso sempre!!!

angela disse...

Parabéns Silvana.
beijos

Unknown disse...

...e ninguém cala,
esse nosso amor.
E é por isso
que eu canto assim
É POR TI FOGO !

Botafogoooooooooooooooo!

Carlos Albuquerque disse...

Estás perdoada Silvana, grita pelo alvo e negro do teu Botafogo!
Por cá o meu roer das unhas é pelo vermelho e branco do Benfica - o Glorioso!
Ali a Anabela diz que o Braga dela vai em primeiro...Pois vai, mas quando olhar para o lado já foi, passa o Glorioso! Digo eu...que também gosto do Braga - as camisolas são vermelhas e brancas e deu o actual treinador ao Benfica!
Bom, mas esta conversa não é chamada para aqui! abuso meu, perdoe.
Aqui é para gritar com a Silvana É POR TI FOGO, até ao dia em que ele jocar com o Benfica :)))
Um abraço, amiga, tudo de bom

Daniel Savio disse...

Você vai me xingar, mas o nome do meu cachorro é Botafogo, sendo que ninguém aqui de casa torce para o referido time...

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.

Valéria disse...

Oi Silvana, voce deixou um comentário super simpático no meu blog, o Topicos em Autismo e Inclusão, e vim dar uma volta pelo seu. Que surpresa boa! Voce só podia ser botafoguense mesmo!! Parabens pelo blog e um beijo de outra botafoguense!
Valéria

Jenny Horta disse...

Seu blog não é um blog. É simplesmente uma vitrine de pura cultura ... e ainda por cima és alvinegra!!! Já vi que temos muito em comum. (xiii será que vamos ter que ir pra segundona???) Fiz um post só pra você pois seu espaço merece!