segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SERÁ QUE VAI DAR MACACO ?

Como ontem foi o dia universal dos animais, vou contar um pouco sobre os bichos, aliás, o bicho - o "Jogo do Bicho". Esse jogo de azar começou pelos idos de 1892, mas somente em 03 de outubro de 1941 que foi considerado ilegal. O que era uma boa idéia no início, com o tempo tornou-se crime. A cultura brasileira está cheia de dicas para se fazer uma "fezinha" e os sonhos são os mais utilizados. Secular no Brasil, o” jogo do bicho” é extremamente popular em todas as regiões desse imenso país.
Bem, esse jogo surgiu no Brasil no início da República pelas mãos do Barão de Drummond, João Batista Viana Drummond. Naquela ocasião, o aristocrata decidiu fazer  uma campanha para conseguir reerguer o jardim zoológico de sua propriedade, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, que passava por sérias dificuldades.
Assim, o Barão listou os 25 animais existentes no espaço e lançou o jogo,  estipulando quatro números para cada bicho, formando as dezenas de 00 a 99. Esse critério é utilizado até hoje, só alguns bichos que mudaram.
Inaugurado em 4 de julho de 1892, a imprensa e a alta sociedade carioca festejaram a novidade criada pelo Barão, afim de atrair mais pessoas para o seu imenso  jardim.
" A empresa do Jardim Zoológico realizou ontem um magnífico passeio campestre ao seu importante estabelecimento, situado no pitoresco bairro de Vila Isabel.
Em bondes especiais dirigiram-se os convidados e representantes da imprensa àquele local e depois de visitarem o hotel, que se acha nas melhores condições, os jardins, as gaiolas em que se acham os animais e aves, tomaram parte em um lauto jantar, em mesa de mais de 60 talheres, presidida pelo digno diretor daquela empresa, o sr. barão de Drummond.
O primeiro brinde foi levantado pelo sr. Sérgio Ferreira ao sr. Barão de Drummond, que em seguida, com toda gentileza, brindou à imprensa, sendo correspondido pelo nosso representante. Trocaram-se ainda outros brindes, sendo o último ao sr. vice presidente da República.
Com meio de estabelecer a concorrência pública, tornando freqüentado e conhecido aquele estabelecimento que faz honra ao seu fundador, a empresa organizou um prêmio diário que consiste em tirar à sorte dentre 25 animais do jardim Zoológico o nome de um, que será encerrado em uma caixa de madeira às 7h da manhã e aberto às 5h da tarde, para ser exposto ao público. Cada portador de entrada com bilhete que tiver o animal figurado tem o prêmio de 20$. Realizou-se ontem o 1º sorteio, recaindo o prêmio do Avestruz, que deu uma recheiada poule 460$000.
A empresa tem em construção um grande salão especial para concertos, bailes públicos, e vai estabelecer no jardim jogos infantis e outros diversos para o público.
Ás 9h voltaram os convidados, pessoas de alta distinção, penhorados todos à gentileza do sr. Barão de Drummond e seus dignos auxiliares. Foi uma festa esplêndida".
("Jornal do Brasil", 4 de julho de 1892)

Tudo ia bem, até que os vigilantes da lei apontaram a ilegalidade do jogo, como mostra a correspondência entre delegados publicada por outro jornal carioca cerca de duas semanas depois da inauguração do "jogo do bicho".

"Ao Dr. 2º Delegado dirigiu ontem o Dr. Chefe de Polícia o seguinte ofício:

No empenho de procurar atrair concorrência de visitantes ao Jardim Zoológico, solicitou o seu diretor para certo recreio público licença, que lhe foi concedida pela polícia, em vista da feição disfarçadamente inocente que da simples primeira descrição do divertimento parecia se deduzir.
Entretanto, posta em prática essa diversão, se verifica que ela tem o alcance de verdadeiro jogo, manifestadamente proibido. Os bilhetes expostos à venda contêm a esperança puramente aleatória de um prêmio em dinheiro, e o portador do bilhete somente ganha o prêmio, se tem a felicidade de acertar com o nome a espécie do animal que está erguido no alto de um mastro.
Essa diversão, prejudicial aos interesses dos encantos,  que com a esperança enganadora de um  incerto lucro se deixam ingenuamente seduzir, é precisamente um verdadeiro jogo de azar, porque a perda e o ganho dependem exclusivamente do acaso e da sorte.
Como semelhante divertimento não pode por mais tempo ser tolerado, e conquanto maior fundamento quanto é certo que muitas queixas me têm sido dirigidas pelas pessoas lesadas, assim intimarei ao diretor do Jardim Zoológico para que suspenda imediatamente a continuação do aludido jogo, sob pena de ser processado na conformidade dos artigos 369 e 370 do código penal".
("O Tempo", 23 de julho de 1892)

Assim, nesse vai e vem, o "jogo do bicho" começou a funcionar no Brasil. E essa ambigüidade entre legalidade e ilegalidade, manteve-se por décadas, escapando dos muros do Jardim Zoológico para todo o Rio e depois para o Brasil.
Finalmente a Lei de Contravenções Penais, decreto-lei 3.688, de 3 de outubro de 1941, considerou efetivamente a proibição dos jogos de azar no Brasil, prevendo prisão, multa e fechamento do estabelecimento quando descoberta a prática do jogo do bicho.
No entanto, a proibição não inibiu a sua prática. Aliás, como podem impedir um jogo tão popular, dizendo que os jogos de azar são proibidos no Brasil, se a própria Caixa Econômica Federal ( do governo ), explora uma porção de outros jogos de azar? (raspadinhas, mega-sena,lotomania,quina, etc) 
Total incoerência.
Com o passar dos anos, os "chefes do bicho" - chamados bicheiros - começaram a tornar-se cada vez mais poderosos, com braços em agremiações de escolas populares, como as escolas de samba e na política, com o apoio indireto a políticos.

Quero deixar claro que sou contra a qualquer manifestação de jogos de azar, só contei essa história porque ela faz parte da à história do Rio de Janeiro.

Saudações Florestais !

21 comentários:

Daniel Savio disse...

O engraçado é que loterial federal também é um jogo do azar...

Hua, kkk, ha, ha, pior que é sério.

Não sabia da história atrás do jogo do bicho, mas ficou maneiro saber...

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.

Flora Maria disse...

Excelente sua informação !
Eu morei no Grajaú e frequentava o "Parque Viveiro de Vila Isabel", nome que recebeu o antigo Jardim Zoológico. Foi ali que fiz meu primeiro Curso de Jardinagem. Lugar muito agradável, porém faltando aquele charme que existia quando da sua criação. Pela sua descrição, aquilo lá devia ser muito lindo mesmo.
Aliás, o mundo perdeu o charme, o glamour, a classe, a educação, a ética, etc, etc...

Também sou contra os jogos de azar, e acho muito interessante essa história de "dois pesos, duas medidas", por parte do governo.

Beijo

PS: estou acompanhando, todos os dias, seu blog, mesmo que nem sempre faça comentários.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA SILVANA, ADOREI A CRÓNICA... GOSTEI DA IMFORMAÇÃO... ~´A TINHA OUVIDO FALAR, MAS NÃO FAZIA A MENOR IDEIA DO QUE SE TRATAVA... ABRAÇOS DE AMIZADE, FERNANDINHA

Artes da Marga disse...

Oi Silvana!
Muito legal essas coisas nunca lidas antes. Conheço gente que enriqueceu rapidamente bancando jogo de bicho, porém perdeu tudo com a mesma velocidade. É como se o que se ganha fácil, tb se perde fácil. A chamada ganância faz a hora.
Bj
Margarida

angela disse...

Muito boa a ideia de falar disso aqui, quero dizer que gostei de saber como tudo começou e concordo com vc que tem um ar de hipocrisia essa proibição. Também não aprovo os jogos de azar.
beijos

Anabela disse...

Ouvi falar no jogo do bicho nas telenovelas Brasileiras que passam ca em portugal,confesso que esse tipo de jogo não me seduz,nem mesmo os que ele chamam de legais,como raspadinha,totoloto,etc,bjs

Déia disse...

Adorei!! kkkkk

Minha vó sabia a tabela de cor rs...
Eu sou chegada em fazer uma "fesinha" rsrsrs mas ...o azar é tanto que não ganho nem em bingo de quermesse kkkk

bj

welze disse...

eu tanto não entendo de jogo do bicho, que uma vez queria comprar galinha, por ter sonhado com uma botando ovos na minha mão para eu fazer bolo. Foi sá risada quando pedi um bilhete da galinha, e eu não sabia porque. Saudações florestais

Luiz Alexandre disse...

Obrigado também por comparecer ao meu Blog.

Apesar de lá ser um blog policial, gosto muito de história, portanto esse paralelo que fiz entre a história do jogo no Rio de Janeiro e suas ligações criminosas.

Sobre a sua postagem, o jogo não é legalizado porque muita gente iria perder uma fonte fácil e ilegal de dinheiro. Só por isso...

Parabéns pelo Blog.

Rosa Carioca disse...

Já conhecia a origem do jogo do bicho. Acho interessante a "ilegalidade" (!!!) Não sou muito adepta de qualquer espécie de jogo (de azar, de cartas, etc), mesmo porque parece que a frase "azar no jogo, sorte no amor", tem mais a ver comigo. rsss
Tornei-me uma seguidora assídua do teu blog.

Unknown disse...

Olá Silvana

Adorei seu blog e esclarecedor
continue sim sua pesquisa
beijinho

Anônimo disse...

Já ouvi falar no jogo do bicho,mas não sei como funciona, agora a moda é o jogo da bolha que também é ilegal. Gostei de saber a origem desse jogo tão falado. Silvana nopara entrar meu blog www.kotta1947.blogspot.com

Bjo amiga.

Sunshine disse...

Olá Silvana!!

Prazer em sua visita, aquilo por lá anda um pouco abandonado, falta de tempo e mt trabalho .....

Seu espaço é mt interessante, especialmente para mim que não sei nada sobre cultura popular brasileira. Vou linkar e explorar seus postes. Pelo que li (transversalmente) são muito interessantes.

Bjs ... do lado de cá :)

Aninha Melo disse...

Obrigada pela visita! Parabéns pelo blog!

Geovana disse...

Oi Silvana... obrigada pela visita lá no Menino Rude, volte sempre e fique à vontade.

Eu também vou olhar com calma seu blog.

Uma dica: fundo preto e letra branca doi as vistas, ao menos a minha. Não consigo ler mais de 01 ou 02 textos de uma vez.

Beijos.

Anônimo disse...

Oi, obrigado pela visita, seu site é muito criativo, cheio de historias legais, e uma tematica de concientizaçao racial muito legal, um abraço ja estou lhe seguindo, e sempre sera bem vinda no meu espaço!

Unknown disse...

Oi Sil!!!


Obrigada pela visitinha...viu só o menino pelo visto gostou do bolo da tia neh? ahuahau

eita criançada...


ótima semana pra vc,

beijooos

neide disse...

Oi querida depois volte pra te ler, agora vim só lhe desejar uma linda semana, viu?

Bjss

Anônimo disse...

Olha nao sabia desta, que interesante, sempre e bom aprender coisas novas, abraços!

Unknown disse...

Oi Silvana, vim conhecer seu cantinho e retribuir a visita. Que blog mais ecológico o seu. Muito lindo! Adoro animais também, sou vegetariana e se tivesse condições ajudaria todos os bichos carentes. Me parte o coração. Isso vem de mãe, a minha é louca por animais! Beijos meus e tenha um ótimo dia!

Unknown disse...

Em linhas gerais, já conhecia a história, foi uma delícia sabe-la por inteiro.Adorei a matéria e já vou fazer uma foto e linkar para meu blog, o jogo continua, só prestar atenção...